Conhece os 25 alimentos poderosos para combateres a ansiedade.

Existem 25 Alimentos poderosos para combateres a ansiedade.Há formas de melhorar a estabilidade emocional investindo em uma alimentação saudável.

Confere:

1. Banana
Além de ser ótima fonte de energia, essa fruta auxilia no desenvolvimento celular e na saúde do sistema nervoso.

2. Maçã
Rica em fibras e carboidratos, a maçã é um verdadeiro combo saudável. Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C, também apresenta boas quantidades de zinco, selénio e magnésio. Adiciona à hora do lanche para auxiliar no teu relaxamento.

3. Uva
A fruta, além de ser energética, reúne diversas vitaminas do complexo B — bastante benéficas para o funcionamento do sistema nervoso central.

4. Jabuticaba
As vitaminas do complexo B atuam como antidepressivos e também estão presentes na jabuticaba. Além do mais, essa fruta é um alimento rico em ferro e vitamina C, ideal para fortalecer as defesas do organismo.

5. Laranja e outras frutas cítricas
A laranja contribui para o relaxamento dos músculos, minimizando a fadiga e o stress. Aposta nessas fontes de cálcio e vitaminas diversas para aliviar a ansiedade.

6. Beterraba
A beterraba é classificada como um caule rico em açúcares. Mas não é só energia! Ela possui uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas, como folato, magnésio e uridine — substâncias que agem como neurotransmissores e favorecem a disposição.

7. Batata-doce
Ingerir batata-doce não é exclusividade de quem leva uma vida fitness. Afinal, trata-se de uma raiz repleta de nutrientes auxiliares à saúde mental, como betacaroteno e vitamina B6.

8. Tomate-cereja
Eles são ótimas fontes de licopeno, antioxidante que ajuda a estabilizar o humor. Lembrando que, embora sejam popularmente conhecidos como legumes, cientificamente, tomates são frutas.

9. Alface
A rainha das saladas é uma fonte de folato e lactucina — compostos de ação calmante, que auxiliam na prevenção da depressão e quadros de confusão mental. Inclui no almoço, no jantar e, se possível, no sanduíche!

10. Acelga
A acelga é um vegetal riquíssimo em magnésio, componente importante em reações bioquímicas relacionadas ao nível de energia do organismo. A falta dessa substância é associada ao transtorno de depressão bipolar. Portanto, vale a pena experimentar.

11. Espinafre e outros vegetais escuros
O espinafre contribui para a sensação de felicidade. Além de ser rico em ferro, contém grandes quantidades de ácido fólico, responsável por melhorar a saúde do sangue e do sistema imunológico. Aposta também em outros vegetais escuros, como couve, agrião e brócolos.

12. Aveia, quinoa e amaranto
Alguns cereais fornecem uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, importantes para a conversão do triptofano em serotonina — substância relacionada à depressão. A aveia, a quinoa e o amaranto são uma tríade poderosa. Adiciona no iogurte e no mingau ou mistura à farinha de qualquer receita.

13. Cevada
A cevada está presente principalmente em bebidas, pães e alimentos à base de grãos integrais. Além de conter magnésio, é fonte de colina — nutriente relacionado ao sono, à aprendizagem e à memória, auxiliar na transmissão dos impulsos nervosos.

14. Gérmen de trigo
O gérmen é a parte mais nutritiva do trigo, presente no interior da semente. Ele apresenta boas quantidades de proteínas, minerais, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e vitamina E — um poderoso antioxidante.

Também vais gostar destes:
Casar faz bem para a saúde: diminui níveis de stress e aumenta imunidade, diz estudo.
Vê como resolver o teu problema de ansiedade de forma totalmente natural.

15. Arroz integral
Assim como os demais carboidratos, o arroz integral aumenta o nível de açúcar no sangue, proporcionando energia e disposição. Além de conter aminoácidos essenciais com propriedades antidepressivas, o alimento é coadjuvante no tratamento da insónia, por ser uma fonte de melatonina.

16. Feijão
O feijão é uma leguminosa bastante benéfica à saúde do cérebro. Fonte de ferro, magnésio, proteínas e aminoácidos, fornece energia ao organismo e ajuda a prevenir transtornos mentais. Honre a cultura brasileira e consuma feijão semanalmente.

17. Sementes
As sementes proporcionam benefícios diversos à saúde mental. A linhaça e o gergelim, por exemplo, são alimentos ricos em ómegas 3, 6 e 9, importantes na manutenção dos impulsos cerebrais. Já as sementes de abóbora e girassol são ricas em magnésio. Seja criativo: experimenta em pratos doces e salgados.

18. Oleaginosas
As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs, são ricas em ácidos graxos e nutrientes com ação antioxidante, propriedade auxiliar nos transtornos depressivos. Que tal ingerir essas delícias como lanches entre as refeições?

19. Óleos vegetais
Os óleos vegetais extravirgem são bastante saudáveis. O azeite de oliva é fonte de ômega-9 e compostos fenólicos. Já o óleo de coco contém ácido caprílico — composto antifúngico e imunoestimulante. Ambos apresentam alta atividade antioxidante.

20. Ovos, leite e derivados magros
Esses alimentos são ótimas fontes de triptofano, aminoácido importante para controlar sintomas em indivíduos ansiosos. Além disso, essas substâncias estão relacionadas à produção de serotonina — o hormônio da felicidade. Invista no consumo diário.

21. Carnes e peixes
Além de serem ricos em triptofano, carnes e peixes apresentam boas quantidades de magnésio e vitamina B3. Eles também contêm taurina, aminoácido que age sobre um neurotransmissor relacionado ao controle da ansiedade. Proteína no cardápio!

22. Ostras
As ostras são excelentes fornecedoras de iodo, zinco e selênio, cujas propriedades são estimulantes para a tiróide. Além de atuar no controle de peso do organismo, a glândula está relacionada à sensação de felicidade.

23. Mel
Contribui para a produção de serotonina, substância responsável pelo sentimento de prazer e bem-estar. Calórico? Sim. Saudável? Também.

24. Chá de camomila
A camomila é famosa por suas propriedades calmantes. Prepara a bebida e dorme como um anjo!

25. Chocolate
Para encerrar a lista dignamente, chocolate! O alimento contém flavonoides, antioxidantes participativos na produção de serotonina. Mas atenção: indica-se o consumo de 30 gramas por dia e, de preferência, na versão amarga ou meio amarga.

Artigos Relacionados

Últimas

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...

A Ferver

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...