Um pouco de preocupação é algo normal do ser humano, mas a ansiedade pode ser perigosa e precisa de ajuda se atingir um estado de gravidade que afecte a saúde física e mental.

É fundamental saber quando a ansiedade é um sintoma de uma doença mais grave (e, possivelmente, com graves riscos à tua saúde e vida).

Vai a um especialista se notares alguma destas quatro situações que estão relacionadas à ansiedade, pois podem ser potencialmente perigosas.

Se te preocupas constantemente e consistentemente. Muitas vezes, podes te encontrar preso a coisas comuns da tua vida ou a situações que são muito improváveis de acontecer.

Ocorrência de sintomas físicos sempre que ficares preocupado. Podes te sentir enjoado, com dores de cabeça, tonto ou confuso, sofrer de falta de ar, sudorese, batimentos cardíacos irregulares/acelerados, pressão alta, dificuldade em dormir ou até mesmo sentires a necessidade de usar a casa de banho com mais frequência do que o normal.

Fica atento aos efeitos psicológicos da ansiedade. Por exemplo, teres uma sensação de medo ou temer o pior; sentires que o mundo está a acelerar ou a ir muito devagar; sentires que outras pessoas podem ver que estás ansioso e olharem para ti; sentires como se a tua mente estivesse realmente ocupada com pensamentos; pensares em experiências negativas ou numa situação repetidamente (isto é chamado de ruminação); se te sentires inquieto e incapaz de te concentrar; se te sentires dormente.

Também vais gostar destes:
15 ilustrações que te vão demonstrar exatamente o que significa viver com ansiedade.
Como ajudar alguém que sofre de Síndrome do Pânico/Ansiedade.

Ter ataques de pânico constantemente. Isto é caracterizado por uma onda de ansiedade intensa e sintoma físico. Estes ataques muitas vezes acontecem de repente e sem nenhuma razão óbvia.

Leva os sintomas a sério e conversa sobre eles com o teu médico. Fornece-lhe todos os detalhes específicos sobre os teus sentimentos, emoções ou qualquer outro aspecto da tua vida pessoal — qualquer coisa pode ser um gatilho e precisas explorar essas áreas.

Loading...