Professora decide fazer algo completamente louco por causa de aluno que sofre de bullying.

Uma professora decidiu fazer algo completamente louco por causa de aluno que sofria de bullying.

Muitas vezes, quando um aluno é intimidado, os professores não conseguem fazer nada, mas essa professora achou que já tinha visto demasiado bullying e resolveu fazer algo incrível.

Ela inventou um plano muito inteligente para fazer com que os alunos entendessem como o bullying pode destruir uma pessoa por dentro, e como seria importante acabar com ele. Saiba o que essa professora maravilhosa fez.

História das duas maçãs
“Nessa manhã, eu decidi parar numa loja para comprar duas maçãs. Quando cheguei na sala de aula, pedi que as crianças se sentassem em círculo. Eu disse aos meus alunos que iríamos fazer algo um pouco diferente. Então, eu mostrei as maçãs e pedi que fizessem uma lista de semelhanças e diferenças entre os dois frutos.

Ambos tinham a mesma forma e cor, um era um pouco mais brilhante e maior do que o outro, mas era apenas essa a diferença. Depois, eu agarrei na menor e menos brilhante das duas maçãs e disse: ‘Eww… essa maçã tem um ar realmente nojento’, e eu aitrei-a ao chão. Os estudantes olharam para mim como se fosse louca! Alguns, constrangidos, riram, mas a maioria deles ficaram realmente chocados com o que tinha feito.

Peguei nessa maçã e passei a um aluno sentado ao meu lado. Então, eu disse: ‘Não é verdade que essa maçã é completamente estúpida? Deverias dizer algo desagradável sobre ela e, em seguida, jogá-la para o chão’. E ele fez exatamente o que pedi. ‘Agora, passa para o teu amigo e ele que diga algo desagradável para a maçã também!

Todos os alunos entraram no jogo: eles disseram coisas horríveis e prejudiciais para a maçã e atiram-a no chão, um por um. ‘Eu odeio a tua pele’, ‘a tua cor vermelha é nojenta’, és muito redonda”, ‘eu tenho certeza que estás cheia de vermes’, etc.

Então, no momento em que a maçã veio de volta para mim, todos tinham tido a oportunidade de amassar e deitar o fruto no chão. Comecei a sentir um monte de empatia e simpatia por aquele objeto inanimado… em suma, eu levei as duas maçãs nas mãos e pedi aos meus alunos mais uma vez para listarem as diferenças e semelhanças entre as duas maçãs.

O resultado foi o mesmo: não houve diferenças. Embora a menor tivesse sido atirada ao chão várias vezes, não parecia ter muitos danos e, portanto, não existiam diferenças significativas entre os dois frutos. Depois disso, peguei numa tábua e uma faca, e cortei a maçã brilhante a meio. Era perfeita, e todos os alunos fizeram suspiros de espanto.

Mas depois, eu cortei a menor. Ela estava coberta de manchas marrons e muito danificada por causa das várias quedas. Depois que os alunos viram o interior da maçã, quase todos gritaram ‘Yuck. Eu nunca vou comer essa maçã! Ugh! Parece realmente nojenta…’

Foi nesse momento que me virei para eles e disse: ‘Mas não é por nossa causa que a maçã ficou desse jeito, então por que não a deveríamos comer agora?’ Todos eles ficaram em silêncio e eu continuei: ‘Isso é o que fazemos para os outros quando dizemos coisas terríveis, quando dizemos fofocas, quando dizemos a uma pessoa que é feia ou gorda, ou que não é boa o suficiente para ser nossa amiga.’

‘Deitamos elas ao chão e provocamos marcas… uma marca que não é visível, mas que pode destruir por dentro! A dor não vai embora, as marcas só pioram e se espalham… ‘, eu disse a eles, mostrando a maçã danificada. ‘Isso é o que vocês fazem uns aos outros. Precisamos parar com isso’.

Nunca tinha visto os meus alunos entenderem algo tão rapidamente. Parecia tão real para eles, alguns começaram a chorar e outros a rir nervosamente. Foi muito emocionante e impressionante ver a sua consciência. Algumas das respostas me fizeram chorar ao longo de toda minha pausa para o almoço.

Aluno sofre de bullying
Aluno sofre de bullying

Também vais gostar destes:
Jovem com doença rara de pele aprende a lidar com o bullying!
Resposta emocionante de um pai ao filho que sofre de bullying!

Quando um aluno é intimidado, ele morre aos poucos por dentro… Sem dúvida, uma lição maravilhosa e uma ótima forma de ensinar para os alunos os efeitos o bullying.

Artigos Relacionados

Últimas

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...

A Ferver

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...