Anda daí conhecer 11 dicas para aqueceres a tua casa. A solução passa mais por evitar as perdas do que por gerar calor.

1. ISOLAR!

A tua casa deve estar bem isolada, pois caso contrário o que gastas para aquecer a casa acaba por fugir pelas frinchas das portas e janelas. Com pouco dinheiro consegues isolar todas as aberturas, janelas e impedir que o calor saia.

2. DEIXAR O SOL ENTRAR

Abre as janelas pela manhã e, assim que o sol começar a desaparecer, fecha-as para que o calor não fuja. Se ligares o aquecimento com as persianas ou portadas ainda abertas, a perda de calor acontece.

3. APOSTAR NOS TÊXTEIS

Coloca cortinas de tecidos mais pesados no outono e no inverno, como veludo, para diminuir as correntes de ar e dar um ambiente mais acolhedor e quente à divisão. Aposta também em tapetes, mantas, almofadas e até capas de sofás de materiais mais quentes.

4. FECHAR AS PORTAS

Especialmente, de áreas da casa que não são usadas. Isso impede que o ar frio circule e mantém as restantes divisões mais quentes.

5. ISOLAR O SÓTÃO

Se vives em moradia isola o sótão com placas de poliestireno extrudido ou lã de rocha.

6. USAR O FORNO

Temos a certeza que, independentemente da temperatura exterior, ao domingo a tua casa cheira deliciosamente a assado e está mais quentinha, verdade? Repita a ementa no resto da semana porque além de aquecer a casa, tens menos loiça para lavar. E não te preocupe com a limpeza do forno porque temos dicas infalíveis.

7. ISOLAMENTO TÉRMICO

Aposta em isolamento térmico exterior (vulgo capoto). O investimento é grande mas os resultados compensam largamente.

8. FORRAR AS PAREDES

Paredes despidas não conseguem reter o calor de forma tão eficaz. Forra-as com fotografias. Espelhos e móveis encostados na parede também uma forma de aquecer a casa por retenção do calor.

9. USAR BOTIJAS DE ÁGUA QUENTE

As botijas de água quentes são a forma mais simples e económica de te manteres quente, seja na cama, no sofá ou até no escritório, colocando-a aos teus pés.

10. APLICAR PLÁSTICO NAS JANELAS

São uma boa opção para isolar os vidros, ajudando a aquecer a casa ao impedir que o calor desapareça. Basta borrifar o vidro com um pouco de água, cortar um pedaço de plástico à medida e colocar.

Também vais gostar destes:
Com apenas dois rolos de papel higiénico mulher cria uma ideia fantástica para aquecer a casa.
Como aquecer a casa sem gastar água ou eletricidade!

11. INSTALAR UMA SALAMANDRA

Investe numa salamandra. A pellets ou a lenha, é certo que vai gastar bastante menos do que com aquecimento a gás ou eléctrico. Vai depender do modelo que escolher, no entanto, uma salamandra restituiu entre 60% a 80% do calor..

Loading...