O uso de bandolete em recém-nascidos é prejudicial à saúde do bebé já que este não é um acessório inofensivo.

Existe uma polémica que tem dividido os especialistas: é a de que o uso de bandolestes não é indicado para bebes de até 18 meses.

O médico osteopata Dr. José Eduardo, professor do Instituto Docusse de Osteopatia fez um alerta importante nas redes sociais e viralizou na Internet. Na mensagem, ele explica que recebeu no seu consultório um bebé com refluxo gastro-esofágico e insónia.

O fato de o bebê estar usando uma faixa na cabeça o fez relacionar os sintomas com a compressão de um nervo que comanda o sistema gastro-intestinal e levantou a possibilidade de faixa apertada poder gerar esse tipo de sintoma.

Considerando que os ossos do crânio do bebé movimentam-se, é importante observar se a criança demonstra algum sinal de incómodo, tentativas para tirar a fita, comportamento inquieto ou sonolento, noites mal dormidas, mudanças no funcionamento digestivo e intestinal.

Neste caso, o uso de bandolete na cabeça dos bebés pode gerar refluxo e insónia crónica.

Mas o tema divide opiniões. Alguns pediatras, acham pouco provável que a causa do refluxo seria a faixa de cabelo. Teria que estar muito apertada e mesmo assim, tem dúvidas se teria esse efeito.

Também vais gostar destes:
A forma como os bebés olham para os pais pode indicar autismo.
55% dos bebés em risco com esta posição que causa morte súbita.

O sistema digestivo do bebé, assim como todos os outros sistemas, ainda estão em fase de amadurecimento e por isso, muitos bebés podem apresentar o refluxo fisiológico até o sexto mês. Quando o bebé pára de ganhar peso e apresenta irritabilidade, então é o momento de levantar outras hipóteses.

Loading...