É possível consultar os pontos da tua carta de condução para saber a quantas andas. Com poucos pontos terás de ir a acções de formação e com muitos podes-te gabar.

Sejas bom ou mau condutor a tua pontuação vai-se alterar ao longo do tempo, o que significa que vai ser necessário consultar pontos da carta de condução.

ONDE CONSULTAR OS PONTOS

Para saber quantos pontos tens, vai ao Portal de Contraordenações Rodoviárias da ANSR. É lá que está toda a tua informação, desde multas, a penas acessórias, até à possibilidade de consultares pontos da carta de condução.

Para poderes ter acesso ao portal vais ter de se inscrever, o que implica esperar alguns dias pela senha. No entanto, vale a pena se depois puderes ver como te andas a portar na estrada.

Nota que o acesso ao Portal de Contra-ordenações Rodoviárias é fundamental, pois o acesso ao teu cadastro vai permitir-te saber se está prestes a ter de frequentar acções de formação, ou se podes ir comemorar ter chegado aos 15 pontos sem se ter deparado com algum problema.

Também vais gostar destes:
GNR desvia dinheiro de multas para pagar raspadinhas!
Método infalível para te veres livre de multas por excesso de velocidade.

 CONSIDERAÇÕES

No portal poderás dar uma vista de olhos às tuas contra-ordenações, mas infracções leves não irão aparecer. No entanto, estas também não afectam os teus pontos.

O melhor, para nem sequer precisares de utilizar o portal, é conduzir direitinho e evitar qualquer tipo de infracção, seja parar em segunda fila ou estacionar na auto-estrada. Não só evita perder pontos, como também evitas ter de pagar coimas e ir a acções de formação.

Se praticares uma condução defensiva e evitares problemas, podes consultar pontos da carta de condução apenas para comprovar que és um bom condutor.