Cuidar dos filhos não é uma tarefa fácil mas e por amor às crianças, muitos pais acabam por descobrir habilidades que nem imaginavam que possuíam.

Cuidar dos filhos cansa mais do que trabalhar
Um estudo da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, apontou que cuidar dos filhos cansa mais do que trabalhar. Nesta pesquisa, 2.000 pais foram ouvidos, e 1 a cada 10 deles afirmaram que cuidar dos filhos compromete a saúde emocional e física.

Os resultados apontaram que 13% dos participantes possuíam altos níveis de exaustão, abatimento e sentimento de incompetência, alguns dos sintomas que caracterizam burnout parental. Os índices variam de 11,6% para os papais e de 12,9% para as mães.

O que é burnout parental
Esta é uma ramificação da síndrome de burnout, responsável pela sobrecarga e stress extremo, geralmente no trabalho, e neste caso, o de cuidar das crianças. As causas exatas do problema ainda não são conhecidas, mas sabe-se que ele está ligado à sobrecarga cognitiva.

Também vais gostar destes:
Mães esgotadas com Síndrome de Burnout devido à dupla jornada de trabalho.
Esgotamento mental não é pieguice

“Se trabalhares além do limite das tuas capacidades por muito tempo, há esgotamento nervoso e, consequentemente, burnout”, afirma o psiquiatra Fernando Portel, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Loading...