Curar a gripe sem recorrer a medicamentos não é tarefa impossível. O vírus da gripe propaga-se pelo ar e se torna, assim, extremamente contagioso.

COMO CURAR UMA GRIPE DE MODO SIMPLES

1. REPOUSAR

Dormir, ou apenas descansar, é uma das formas de ajudar o corpo a combater uma gripe. Se não o fizeres, os sintomas tenderão a demorar mais tempo a desaparecer. Uma última dica: não faças exercício físico, uma vez que este baixa as defesas do corpo e isso poderá complicar a situação.

2. EVITAR O FRIO

Matém-te aquecido e agasalhado para evitar o agravamento da gripe. Esta dica inclui não ingerir bebidas frias ou alimentos frios, pois só irá piorar os casos em que há dor de garganta.

3. AQUECER A GARGANTA

A tua garganta deve permanecer quente, pois necessita de calor para curar a gripe. Beba chá enquanto estiver doente, uma vez que ajuda a manter a garganta quente.

4. BOTIJA DE ÁGUA QUENTE

Se sentires dores nos músculos, podes aliviá-las ao colocar uma botija de água quente na zona onde sentes incómodo. Isso irá provocar o relaxamento da musculatura.

5. BEBER MUITOS LÍQUIDOS

Ingerir líquidos em abundância é outra forma de conseguir curar mais rapidamente a gripe. A água ajuda a eliminar toxinas através da urina, além de combater a desidratação do corpo, causada principalmente pela febre. Sumo de laranja e sopas são algumas das opções mais saudáveis.

6. BOA ALIMENTAÇÃO

Recomenda-se a ingestão de vitamina A, que é rica em antioxidantes, além da vitamina B, que alivia os sintomas da gripe devido às suas propriedades antibacterianas, óptimas para reforçarem o nosso sistema imunológico.

Há, ainda, os alimentos imunoestimulantes, que consistem numa série de ingredientes que reforçam as nossas defesas e nos deixam mais fortes para combatermos a doença. O alho e a cebola, por exemplo, têm propriedades antivirais.

7. EVITAR OS DOCES

Os doces e chocolates devem ser evitados, uma vez que fortalecem a gripe e diminuem a resistência do doente contra ela. No entanto, o mel é a exceção, pois ajuda no combate a esta doença.

8. SORO FISIOLÓGICO

Colocar spray ou gotas de soro fisiológico no nariz auxilia na cura da gripe, uma vez que reduz a congestão nasal. Tapa uma narina enquanto estiveres a colocar gotas na outra, e faz depois o mesmo na outra narina. Repete o procedimento 3 a 4 vezes ao dia.

9. DESCONGESTIONAR AS VIAS RESPIRATÓRIAS

A inalação de vapor é outra forma de desobstruir as fossas nasais, fazendo com que o doente respire melhor e sinta uma diminuição no desconforto causado pela gripe.

10. GARGAREJAR COM ÁGUA E SAL

Coloca água morna num copo e adiciona meia colher de chá de sal. Faz gargarejos várias vezes ao dia. Desta forma, irás aliviar a dor de garganta e auxiliar na limpeza das mucosas.

11. FAZER MASSAGENS

Um dos truques para aliviar a dor de cabeça é usar o polegar da mão direita para massajar suavemente o ponto que fica entre o polegar e o indicador da mão esquerda. Quando terminar, repete na outra mão.

12. NÃO FUMAR

O tabaco pode enfraquecer o sistema imunológico e agravar os sintomas da gripe, além de ser uma agressão constante à garganta e pulmões, o que dificulta a recuperação.

13. MEDICAMENTOS

Existem à venda vários medicamentos criados para ajudarem o nosso organismo a combater esta doença, entre eles o Bissolvon, o Bisoltussim, o Paracetamol, o Ibuprofeno e a Aspirina. É recomendado que seja o médico a prescrever a medicação.

No entanto, não será necessário tomar um antipirético (medicamento que reduz a febre) se tiver febre abaixo de 37,5ºC, uma vez que a temperatura do seu corpo é importante para matar o vírus instalado no organismo.

Também vais gostar destes:
A melhor forma de evitar gripes é não ir trabalhar!
Sumo de repolho fantástico para quando estiveres com gripe.

COMO CURAR UMA GRIPE: DOIS REMÉDIOS CASEIROS

1. REMÉDIO NATURAL COM MEL E LIMÃO

Ingredientes

  • 2 copos de sumo de limão natural
  • 6 colheres de chá de mel

Modo de preparação

Coloca o sumo dos limões numa panela com mel e deixa cozinhar em lume baixo durante 1 hora, ou quando tiver a textura de um xarope;
Quando estiver pronto, desliga o lume e deixa arrefecer;
Começa a tomar 2 colheres de sopa a cada 2 ou 3 horas. Irás notar melhorias pouco a pouco.

2. REMÉDIO NATURAL COM GENGIBRE

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco
  • 1 chávena de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • Algumas gotas de limão

Modo de preparação

Mistura todos os ingredientes numa panela e coloca-a a ferver durante cerca de 5 minutos;
Depois de teres deixado essa mistura repousar, o passo seguinte é coá-la para ficar apenas com a água;
Toma 2 chávenas por dia desta infusão, para sentir que o seu peito se liberta de mucosidade e começa assim respirar melhor.

FONTEEkonomista

Partilha
Loading...