Nietzsche disse: “Aquele que não tem pai, deve procurar ser um”. O filósofo referia-se ao facto de que os pais são tão importantes para o desenvolvimento emocional dos filhos como são as mães. De facto, o amor e a rejeição de qualquer um dos pais podem afetar profundamente o equilíbrio emocional, a auto-estima e a saúde mental dos seus filhos.

O estado mental dos pais tem implicações de longo prazo na vida dos seus filhos. Sobretudo as relacionadas com as habilidades sociais como o auto-controle e a capacidade de trabalhar em equipa.

Os danos provocam a ausência do amor paterno
Quando as crianças que têm um pai que se envolve ativamente na sua educação, se mostram mais seguros para se descobrir e são mais estáveis emocionalmente à medida que crescem, também apresentam um melhor desempenho académico e desenvolvem maiores habilidades sociais.

Os filhos que se sentem rejeitados pelos seus pais mostraram sinais de ansiedade e insegurança, assim como o comportamento mais agressivo e hostil.
Os pais são tão importantes para o bem-estar psicológico dos seus filhos como as mães, e que têm uma enorme responsabilidade no desenvolvimento cognitivo e emocional dos filhos.

Como melhorar o estado emocional dos pais?
É importante que os pais tenham uma vida própria, além dos cuidados e da atenção que podem dar ao seu filho. Para garantir este equilíbrio cuida-te  para passar um tempo a sós com a tua esposa, assim como de não abandonar completamente o teu hobby. Esse tempo vai-te permitir relaxar e repor as tuas energias. Lembra-te de que para cuidar bem do teu filho, primeiro deves te cuidar.

Também vais gostar destes:
Deita os teus filhos lendo um livro, não vendo televisão!
Marido stressa mais a mulher do que os filhos, diz estudo. Concordas?

Expressa os teus sentimentos à tua esposa
Falar sobre os teus temores, as tuas preocupações e ansiedades ajudará a te sentires melhor. Não há necessidade de esconder os teus sentimentos e expectativas. Na verdade, é importante que a tua parceira reconheça  atua preocupação em ser um bom pai e dê valor aos sentimentos que permitam fortalecer os laços que vos mantêm unidos.

Fontes Pesquisadas:
– Vallotton, C. et. Al. (2016) Child behavior problems: Mothers’ and fathers’ mental health matters today and tomorrow. Early Childhood Research Quarterly; 37: 81-93.

– Khaleque, A. & Rohner, R. P. (2011) Transnational Relations Between Perceived Parental Acceptance and Personality Dispositions of Children and Adults: A Meta-Analytic Review. Personality and Social Psychology Review, 2011; 16 (2): 103-115.

Loading...