O governo suspeita que existem falhas de mercado no sector dos combustíveis, com a margem bruta das gasolineiras a subir de ano para ano.

Jorge Seguro Sanches –  secretário de estado da energia – lembra quehouve alterações relevantes no mercado das matérias-primas, na oferta disponível e nas estruturas de produtores. O governo analisou os dados e concluiu que a margem bruta do setor petrolífero tem vindo a aumentar, desviando-se bastante daquela que tem sido a media histórica.

O secretario de estado da energia assinala as variações: em 2012 a margem bruta para a gasolina foi de 17 por cento do preço final, no ano passado essa margem disparou os 28 por cento. No caso do gasóleo, em 2012 foi de 18 por cento, no ano passado atingiu os 24 por cento.

O aumento da margem de lucro pode ser justificada em parte pelo facto dos preços dos combustíveis nos últimos anos terem baixado.

Também vais gostar destes:
Holanda vai acabar com os carros a gasolina e a gasóleo.
Homem cria gasolina sem petróleo e acaba detido!

Resumindo, isto significa a diferença entre o custo da matéria-prima e o preço de venda ao publico já depois de deduzidos os custos fixos das gasolineiras, como o transporte até as bombas e o pagamento dos funcionários nos postos de abastecimento.

Loading...
loading...
loading...