Provavelmente ouviste dizer que mulheres procuram nos seus parceiros românticos algumas características que remetem aos seus pais, mas o que talvez não saibas é que os irmãos homens também podem influenciar nessa escolha amorosa.

Num recente estudo, publicado pelo Evolution and Human Behaviour Journal, participantes foram convidados a classificar a semelhança facial de fotos de homens, sem saberem que eram os parceiros e irmãos das mulheres.

O teu namorado parece-se com o teu irmão? A ciência explica

As imagens avaliadas eram uma mistura de fotos enviadas por voluntários e fotos dos irmãos e parceiros de celebridades e pessoas públicas. Os participantes do estudo receberam um pedaço de papel sobre o qual havia uma foto do irmão de uma mulher, e quatro fotos de outros homens – três aleatórios e um de seu parceiro.

Eles tinham então que dizer qual dos outros quatro homens mais se assemelhava ao irmão. Pesquisadores então descobriram clara evidência de similaridade perceptual em fotografias faciais de um parceiro de mulher e seu irmão.

Se a chance de um participante escolher o parceiro da mulher era uma em cada quatro, os dados brutos mostraram que as pessoas estavam fazendo a escolha certa em maior proporção. Levadas em conta todas as variáveis, a taxa foi de cerca de 27%.

Também vais gostar destes:
Amor de verdade deve ser consertado e nunca jogado fora
Homens pobres são melhores namorados!

Os estudiosos sugerem, então, que a familiaridade deve ser algo de fato atraente, na medida em que as pessoas muitas vezes escolhem um parceiro romântico com pontos de vista semelhantes, interesses em comum e, agora, até fisicamente parecidos com alguém próximo.