Basta a temperatura baixar para o risco de gripe aumentar e a melhor forma de evitar gripes é não ir trabalhar já que a culpa não é exactamente do frio: ficar em ambientes fechados por mais tempo nessa época do ano facilita a contaminação pelo vírus.

Frequentar locais arejados, manter as mãos sempre limpas e tomar a vacina são algumas medidas que previnem a doença. Esclareça as suas dúvidas para a gripe não te atingir.

Como se pega gripe?

Essa infecção é provocada pelo influenza, vírus que sofre mutações tão rápidas que impossibilita que tenhamos imunidade permanente contra ele. A gripe, que dura em média uma semana, é transmitida por meio de gotículas de saliva ou de coriza expelidas por quem já está gripado ou pelo contacto com objectos contaminados. Ou seja, um simples aperto de mão ou um espirro pode ser a porta de entrada para a instalação do microrganismo.

Quais são os principais sintomas?

Febre alta (a partir de 39 ºC), calafrio, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, cansaço, dor no corpo e sensação de mal-estar. “Essa virose induz a produção de interferons, substâncias de defesa do organismo que agem nos músculos, ossos e meninges, causando esses sintomas”, afirma a infectologista Nancy Bellei, coordenadora do setor de pesquisa de vírus respiratórios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Também vais gostar destes:
Sumo de repolho fantástico para quando estiveres com gripe.
Bebé é infectado com herpes e em risco de vida após beijo de familiar.

Como é o tratamento?

Na maioria das vezes, repouso e remédios para aliviar os sintomas resolvem o problema. Porém, quando a febre alta, o mau-estar e a falta de ar persistirem, é hora de procurar um médico para receber uma medicação mais específica e evitar a evolução da doença para uma doença pulmonar grave, como a pneumonia.

Loading...