Morte de menina picada por escorpião levanta alerta sobre primeiros socorros.

Uma menina de 3 anos de idade morreu dois dias após ter sido picada por um escorpião enquanto brincava com o seu irmão na porta de casa.

A mãe da menina viu que se tratava do ataque de um escorpião e levou a filha às urgências pediátricas. De acordo com informações do G1, a vítima chegou a recebeu um medicamento para combater o veneno.

Contudo, o seu estado de saúde se agravou e a criança pnão resistiu e morreu.

O caso alerta para a importância dos cuidados em áreas de risco e primeiros socorros, que podem ser decisivos para salvar vidas.

Como é a picada?
Segundo artigo publicado no site da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a dor é intensa, irradia pelo membro afetado provocando sensação de queimação, agulhada e latejamento e o local fica inchado e avermelhado.

O veneno injetado pelo escorpião pode matar adultos também. Contudo, em crianças, ele costuma ser mais grave. A maioria das picadas (65%) acontece nas mãos ou nos antebraços.

Sintomas
Outros sintomas costumam aparecer duas a três após o ataque. São eles: febre, suor constante e abundante, náusea, vómito, salivação excessiva, dor abdominal, diarreia, arritmia cardíaca, alteração na pressão sanguínea, alterações respiratórias, agitação, sonolência e confusão mental.

A principal causa de morte é em decorrência da acumulação de fluidos no pulmão que acontece após o veneno injetado pela picada provocar alterações respiratórias.

O que fazer?
Ao ser picado, a recomendação é fazer compressas mornas no local e tomar analgésicos para aliviar a dor enquanto a pessoa é encaminhada para um serviço de saúde. É indispensável procurar atendimento médico para que o especialista avalie se a vítima precisará ou não receber soro para tratamento.

É grave?
Quando a vítima é socorrida rapidamente, são grandes as chances de melhora. A gravidade do envenenamento depende da dose de veneno injetado e também da espécie do escorpião.

Como ocorrem os acidentes?
Crianças frequentemente brincam próximo a refúgios de escorpiões e acabam sendo picadas ao seu aproximarem pois desconhecem os riscos. Porém, escorpiões também podem entrar em casas por meio da rede de esgoto e se alojarem em sapatos. Nestes casos, eles costumam picar a vítima enquanto ela calça o calçado.

Também vais gostar destes:
Pai mata filha que sobreviveu a um cancro por sentir ciúmes da atenção que ela recebia.
Gato resgatado dedica os seus dias a cuidar de outros animais.

Como se prevenir
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos e por isso passam a maior parte do tempo se escondendo da luz, principalmente em lugares com grilos, baratas, cupins e invertebrados em geral, que são suas presas.

Geralmente, eles ficam próximos a troncos caídos e tocas abandonadas, cupinzeiros e embaixo de pedras. Na cidade, eles podem ser encontrados em entulhos, lixões e redes de água e esgoto.

Manter os locais próximos da tua casa limpos é uma importante forma de prevenção. Além disso, olhe sempre seus sapatos antes de calçá-los, use luvas de couro para mexer em entulhos e não deixe a grama alta.

Artigos Relacionados

Últimas

Nivea da lata azul é um dos cremes mais vendidos no mundo.

A Nivea da lata azul é um dos cremes mais vendidos. Conhecida pela sua icónica lata azul, é um produto multifuncional que vai além...

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

A Ferver

Nivea da lata azul é um dos cremes mais vendidos no mundo.

A Nivea da lata azul é um dos cremes mais vendidos. Conhecida pela sua icónica lata azul, é um produto multifuncional que vai além...

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...