O que acontece na infância, não fica na infância. Mas fica… para a vida toda!

Se uma criança, que chora e pede para ser alimentada, é ignorada pela mãe no momento do choro, mas é atendida quando espera em silêncio, esta criança grava no seu subconsciente, que quando quer alguma coisa não deve pedir e nem chorar, mas esperar, pois alguém vai perceber a sua necessidade apenas no seu silêncio.

Achei o exemplo esplêndido, porque apesar de fazer muito sentido e parecer lógico, é algo tão cruel, que eu não havia pensado nisso. Esta criança se tornará um adulto que não luta pelo que quer, mas que espera silenciosamente. Percebi o quanto pequenas atitudes podem influenciar o comportamento de um individuo a sua vida inteira, sem que o mesmo nem se dê conta.

Queres um filho saudável, feliz e bem sucedido? Protege a tua infância. Vive os teus dias com ele e para ele. Protege-o de atitudes parvas como a da mãe que maltratava os seus filhos, todas as vezes que o marido saía de casa.

Ser criança é ser um indivíduo vazio, pronto para aprender com os pais, absorvendo tudo, sem possibilidade de filtrar o que é bom e o que é ruim. Se na maioria das vezes, nem mesmo os pais percebem o quão falhos são, quem dirá as crianças?

Não somos responsáveis pela nossa infância e nem pelo que fizeram conosco. Sobre isso e para isso, utilizamos os recursos da psicologia. Mas somos sim, totalmente responsáveis pela infância de nossos filhos.

Também vais gostar destes:
Estudo afirma que crianças nascidas no mês de Setembro são mais inteligentes.
Dar Paracetamol às crianças ao levarem vacina pode diminuir a sua eficácia.

Que todo amor seja destinado aos nossos. E quando necessário, vale procurar ajuda profissional, já que o assunto é tão sério, delicado e difícil.

Loading...