Pessoas com problemas oculares tendem a ter maior inteligência, de acordo com um estudo recente. Assim, maiores nível educacional e tempo despendido na escola são associados à miopia.

De acordo com os autores, esse é o primeiro estudo a demonstrar que factores ambientais pesam mais que a genética no desenvolvimento dos problemas de visão.

Visando analisar mais a fundo a relação entre miopia e educação, pesquisadores do Centro Médico Universitário em Mainz, Alemanha, examinaram 4,658 míopes com idade entre 35 e 74, excluindo pessoas com catarata ou que tenham passado por cirurgia refrativa. Como resultado, constataram que a miopia é mais predominante em pessoas com maiores níveis educacionais.

Além dos níveis educacionais, os pesquisadores descobriram que pessoas que passaram mais tempo na escola tendem a ser míopes, com o problema a agravar-se a cada ano escolar.

O antídoto para o problema de vista poderia ser, simplesmente, sair com mais frequência. Nos últimos anos, estudos de crianças e adolescentes na Dinamarca e na Ásia mostraram que mais tempo ao ar livre e exposição ao sol estão associados a menos miopia.

Também vais gostar destes:
As lentes dos teus óculos favoritos estão riscadas? Tens aqui 6 maneiras de recuperá-las.
Esqueceu óculos no chão em museu e pensaram que era arte

Já que os estudantes parecem estar em risco maior de miopia, faz sentido encorajá-los a passar mais tempo fora de casa como precaução”, diz Alireza Mirshah, autora do estudo.

Loading...