Há pessoas que sugam as nossas energias e estamos acostumados a chamá-las de pessoas tóxicas ou vampiros emocionais. São perfis que nos contaminam com as suas emoções negativas até o ponto de drenar as nossas energias, deixando-nos exaustos, com dores de cabeça e envoltos no pálido véu do desânimo.

“Se alguém procura um lugar para deitar fora o próprio lixo, que não seja na tua mente.”
-Dalai Lama-

O que acontece ao teu cérebro quando “roubam” as tuas energias

Nós precisamos, portanto, de outras pessoas para nos sentirmos bem, para nos relacionar e criar vínculos significativos. Quando não conseguimos “nos juntar” com uma pessoa, quando o que recebemos é uma certa hostilidade ou desconfiança, o cérebro liberta cortisol, a hormona do stress. Dessa maneira, na nossa mente surgirá uma sensação bastante específica: a sensação de ameaça.

Assim, o efeito químico do stress no nosso cérebro provocado por uma sensação de ameaça permanente, combinado com a contaminação das emoções negativas que recebemos dos outros, provoca um único e persistente desejo na nossa mente: o desejo de escapar.

3 maneiras de conservar as tuas energias

Racionaliza. Existem pessoas que têm o insistente costume de falar apenas sobre coisas negativas, de como a vida as trata mal, por exemplo. Uma maneira de impedi-las é racionalizando com assertividade: “em vez de reclamares, reage contra tudo isso que não gostas”, “eu gostaria de que pelo menos uma vez fosses capaz de falar coisas positivas para mim”.

Aprende a dizer “não”. Essa estratégia é tão simples quanto eficiente. A partir de agora, mostra ao teu vampiro emocional que não tens tempo para ouvir as críticas dele, que te negas a ouvir essas cusquices e que, principalmente, te negas a ser maltratado.

Também vais gostar destes:
Banho energético para afastar energias negativas.
“A energia de Portugal é tão inspiradora”, diz Madonna e portugueses avisam: “Espera até receberes a conta da electricidade”

Para concluir, há momentos em que é preciso tomar consciência das próprias necessidades para evitar que outras pessoas parasitem a tua vida e tranquilidade. Já que nem sempre podemos ter a companhia de pessoas que nos trazem equilíbrio e felicidade, precisamos aprender, portanto, a lidar com respeito e maturidade com quem nos traz apenas tempestades, mas também devemos aprender a agir com a firmeza que demonstra as nossas vontades.

Loading...