Se uma amizade durar mais de 7 anos, é provável que ela durará pela vida inteira.

Além de alguns factores básicos, como ter contacto com a pessoa com alguma regularidade (afinal, assim temos mais chance de conhecê-la melhor e aprofundar nossos laços) e ter coisas em comum, dois aspectos são fundamentais para que se passe do posto de conhecido para o de amigo:

1. Disposição de se abrir.  

O que determina que passemos de meros conhecidos a amigos é a disposição de se abrir e revelar coisas mais pessoais ao outro – e isso precisa vir dos dois lados.

2. Intimidade.

Pessoas com boas amizades envolvendo o mesmo sexo têm uma boa compreensão do que envolve a intimidade: elas sabem se abrir e expressar as suas emoções, sabem o que dizer quando o amigo lhes conta algo e respeitam os limites. Essas qualidades foram consideradas mais importantes do que ajudas práticas, como emprestar dinheiro.

Por que algumas amizades duram e outras não?

Psicólogas sociais Carolyn Weisz e Lisa F. Wood, da Universidade de Puget Sound, em Tacoma, Washington,descobriram que é fundamental o apoio à nossa identidade social. Em outras palavras, procuramos amigos que entendam e validem a ideia que temos sobre nós mesmos e sobre o nosso papel na sociedade ou grupo de que fazemos parte – o que pode

Como manter a amizade

Há quatro comportamentos básicos necessários para manter o vínculo – que valem para todos, não importa setens 15 ou 70 anos.

Os dois primeiros são pontos que exploramos bastante até agora: tomar a iniciativa de se abrir e apoiar os nossos amigos.

O terceiro ponto é a interacção. Não importa se o amigo é teu vizinho ou mora em outro continente: precisas estar em contacto com ele, seja a escrever, conversar ao telefone, visitar. Felizmente, com a internet, a proximidade física tem pouco efeito sobre nossa capacidade de manter uma amizade.

Também vais gostar destes:
Primos são amigos que deram a sorte de nascer na mesma família.
Amigos para a vida toda: são poucos, mas valem muito.

Por fim, é importante ser positivo. Precisamos nos abrir com os nossos amigos, mas isso não significa que está tudo bem ficar choramingando por horas e só ver o lado negativo de tudo.

É claro que faz parte de ser amigo segurar a onda durante os perrengues da vida, mas, no final das contas, a intimidade que faz com que uma amizade prospere deve ser algo agradável e que faça bem para os dois lados.

FONTESuper interessante

Partilha
Loading...