Algumas pessoas conseguem, literalmente, sentir a dor que outras estão a sentir apenas vendo a situação. Isso chama-se “Sinestesia Espelho-Toque”.

Sinestesia espelho-toque é uma condição rara que faz com que uma pessoa sinta dor apenas de ver uma outra pessoa, por exemplo, levando um tombo, um pontapé ou uma simples picada de injecção. E ainda, se um sinesteta espelho-toque vir alguém sendo tocado na bochecha, será como se a sua própria bochecha estivesse a ser tocada,

Além de sentir as dores e os toques dos outros, os sinestetas geralmente estão em contacto com os sentimentos dos outros.

Curiosamente, se o sinesteta estiver parado na frente de outra pessoa, e ela for atingida no braço direito, o sinesteta sentirá no braço esquerdo.

Se os dois ficarem parados um ao lado do outro, o contacto com o braço direito do não-sinesteta será sentido no braço direito do sinesteta – é o chamado Efeito espelho.

Os neurónios-espelho estão envolvidos na anomalia cerebral – exames do cérebro mostraram hiperatividade em certas áreas quando os sinestetas espelho-toque viram alguém ser tocados.

Um circuito neural para toques reais, é activado, produzindo uma sensação táctil sentida no seu próprio corpo pelo sinestetas espelho-toque. Eles também confundiam o toque observado com o toque aplicado a si mesmos.

Também vais gostar destes:
Sentir o cheiro de alguém que amas muito diminui os níveis de stress.
A mágoa é um sentimento devastador que nos consome e adoece.

Normalmente, os neurónios-espelho activam-se quando uma pessoa realiza uma actividade ou quando uma pessoa vê outra fazer uma actividade. Mas, nas pessoas que têm sinestesia espelho-toque, os neurónios-espelho são extremamente activos, aguçando o sentido de empatia emocional.

Partilha
Loading...