De acordo com um estudo, sentir o cheiro de alguém que amas muito diminui os níveis de stress.

Pode parecer sem sentido, mas confia: sentir o cheiro da pessoa amada pode fazer-te relaxar. Um novo estudo, realizado na University of British Columbia, no Canadá, mostrou que o aroma da pessoa amada diminui o nível de cortisol, hormona relacionado ao stress.

Sim, é esquisito. Podem até achar-te bem maluco por carregar roupas do crush na mochila para cheirar quando bater o nervosismo. Mas, no desespero, quem sabe, não é? Ainda mais se a ciência comprova a eficiência.

Os cientistas pediram para que os homens tomassem banho com cosméticos sem perfume e, em seguida, vestissem uma camisa branca (padrão para todos os voluntários). Eles passaram 24 horas seguidas com a roupa, sem usar nada que pudesse interferir no cheiro, como perfumes. Também foi proibido fumar ou comer alimentos picantes, que escondem o odor natural do corpo.

Em seguida, as mulheres foram designadas aleatoriamente para um teste de cheiros. Três camisetas diferentes estavam na sala: a do parceiro, uma blusa usada por um estranho e uma limpa (lavada com detergente sem perfume). Sem saber a procedência das roupas, as mulheres precisavam escolher aleatoriamente entre uma delas e respirar bem fundo.

Depois da “fungada”, as mulheres participaram de um teste stressante em frente a juízes e câmaras. A entrevista tinha perguntas como contar de trás para frente em intervalos de 17 números.

Os pesquisadores perguntavam às mulheres sobre o nível de stress e colectavam amostras de saliva para medir os níveis de cortisol. Em seguida, elas foram autorizadas a relaxar e ler revistas.

Também vais gostar destes:
A melancia é a fruta que mais ajuda o organismo a combater o stress e a ansiedade.
Um estudo revela que morar junto ao mar reduz o stress psicológico.

Para comprovar que o amor relaxa e nos deixa mais plenos, ao comparar os dados, ficou claro que as mulheres que cheiraram a camisa do parceiro antes da tensa entrevista foram beneficiadas por uma redução de stress. Elas conseguiram responder o questionário mais tranquilamente e relaxaram mais no momento de leitura.

Então, se estiveres a perder a cabeça, pede para a pessoa amada ajudar-te a recuperar a calma emprestando uma roupinha. Ou simplesmente dá um abraço bem demorada no teu amor e respira fundo.
FONTEViva bem

Partilha
Loading...