Colocar papel alumínio próximo às antenas de um roteador de Wi-Fi pode melhorar o sinal da internet na tua casa, mostrou estudo.

Cientistas da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do alumínio para aumentar o alcance do sinal de Wi-Fi. A pesquisa foi inspirada em nada menos que a gambiarra com lata de refrigerante em volta da antena do roteador.

O estudo resultou na criação de uma placa impressa em 3D com formato próprio para cada ambiente que, quando coberta com papel alumínio, melhora o alcance e a segurança da rede sem fio.

Chamado de WiPrint, o refletor desenvolvido em Dartmouth consegue moldar os feixes Wi-Fi com maior precisão. Assim, ele direcciona o sinal para um local desejado e evita que ele vá para uma área a ser evitada, como a casa do vizinho.

Também vais gostar destes:
Como aumentar a velocidade da internet sem gastar dinheiro.
Conhece os 49 códigos secretos muito úteis para o teu smartphone.

O sistema requer informações sobre o espaço em que o roteador está instalado, além dos pontos de acesso sem fio e a área de destino desejada. Com tudo isso, ele faz o cálculo e desenha a forma do refletor em apenas 23 minutos. Segundo os pesquisadores, o WiPrint pode aumentar a força do Wi-Fi em até 6 dB onde ele é desejado e reduzir o sinal em até 10 dB onde ele é indesejado.

A seguir, podes conferir o vídeo de demonstração:

Loading...