Os dentistas possuem um papel muito importante na detecção de doenças que podem manifestar-se com sintomas na boca.

Vê algumas doenças e os seus sintomas na boca:

Sífilis: A sífilis pode causar feridas abertas na boca com uma cicatrização demorada. Em um segundo momento, a boca poderá apresentar placas vermelhas e úlceras.

Leucemia: na maioria dos casos, a leucemia pode causar um aumento da gengiva e alguns sangramentos espontâneos.

Anemia: a anemia deixa a língua mais lisa, de forma que ela fique menos áspera e mais brilhante.

Bulimia: como pessoas com essa condição alimentar vomitam com frequência, acabam por trazer o ácido clorídrico para a boca, causando a destruição dos tecidos dentários.

HPV: a mesma manifestação do HPV no colo do útero pode acontecer também na boca, com a aparição de verrugas que devem ser acompanhadas de perto para que não evolua para um cancro.

Doenças auto-imunes: lúpus, pênfigo vulgar e penfigóide benigno podem aparecer como forma de feridas abertas que doem e incomodam.

Diabetes: por conta da deficiência na absorção da glicose, os diabéticos apresentam um hálito cetónico, o que se assemelha ao cheiro de frutas envelhecidas.

Cirrose hepática: pessoas com essas doenças podem ter uma alteração de cor na mucosa bucal, ficando com uma tonalidade amarelada ou esverdeada.

HIV: com o sistema imunológico enfraquecido, pessoas com HIV costumam apresentar, inicialmente, condições na boca, como: gengiva inflamada, candidíase (placas brancas), placas ou linhas verticais brancas na região lateral da língua, e feridas grandes nas mucosas internas, língua, gengiva, amígdalas e lábios.

Também vais gostar destes:
A anemia afecta as nossas emoções?
Diz adeus à diabetes consumindo apenas este remédio natural.

Especialistas reafirmam a importância de consultar o dentista regularmente como uma forma de detectar algumas doenças ainda em seus estágios iniciais, melhorando assim a probabilidade de cura.

Atenção: as informações acima são informativas e não substituem um diagnóstico a ser realizado por equipas de profissionais preparados.

Loading...