Já alguma vez deste contigo a pensar: Qual o valor gasto para carregar o telemóvel? Pode isso nunca te ter passado pela cabeça, mas se já aconteceu, cá estamos nós para te facilitar a vida.

Mesmo que possa fazer alguma diferença para poupar no dia-a-dia, será uma poupança tão ridícula, que honestamente poucas pessoas devem preocupar-se com isso.

Esta questão teve interesse para Pedro Andersson, pode não ter interesse para a maioria, mas deve ter interesse para mais alguém.

O jornalista Pedro Andersson mediu o carregamento minuto a minuto durante um mês, em casa, com um aparelho que mede todos os consumos de eletricidade minuto a minuto em tempo real. Posteriormente, através da internet pode ver o gráfico do comportamento da eletricidade em casa, tipo eletrocardiograma.

Assim, surgiu a questão “quanto custa carregar o telemóvel?” e uma outra “vale a pena retirar o carregador de telemóvel da tomada quando a carga está completa?”

Segundo o jornalista, quando carregamos o telemóvel, o consumo de eletricidade é tudo menos estável. Se utilizar o telemóvel enquanto carrega obviamente que consome mais.
Durante um mês registou o consumo do carregamento dos telemóveis numa determinada tomada.

Os dados que deram origem ao seu gráfico referiam-se ao carregamento de três aparelhos, um ou dois telemóveis, consoante a altura do dia, e um pequeno tablet.

Afinal carregar o telemóvel que eletricidade gasta por dia?

Segundo o gráfico do jornalista, o máximo diário que o carregamento de três aparelhos teve ao longo dos 30 dias foi de 0,084 kWh. Multiplicando esse consumo por 0,20€ (valor com IVA do kWh que em média é pago na fatura da luz) dá a incrível quantia de 0,0168€, ou seja, no máximo não chega a 2 cêntimos por dia, por isso não pagarás mais de 50 cêntimos por mês com o carregamento do telemóvel.

Portanto, desligar o carregador da tomada parece uma “poupança negligenciável”, afirma Pedro Andersson.

Também vais gostar destes:
A partir de agora já não existem motivos para a bateria do telemóvel durar cada vez menos.
Capas da moda para telemóvel estão a causar queimaduras por todo o corpo.

Deste modo, em termos financeiros, o consumo do carregamento é tão pequeno que não dá o esforço de o retirar da tomada quando o carregamento fica completo.

Este artigo teve interesse para ti?

Se teve interesse para mais um ou dois já valeu a pena.

Loading...