Viajar não é coisa de rico! Claro, que realmente precisas ter algum dinheiro, mas isso não tem nada a ver com grandes posses e sim com prioridades e planeamento.

Cada um sabe o que tem por prioridade na vida e sabe também o que almeja para o futuro. Então, assim como eu não posso julgar os outros, acho muito errado quem julga as pessoas que simplesmente notaram que não nasceram para trabalhar, pagar contas, esperar os finais de semana e morrer.

Mas como nada nessa vida é fácil e nem de graça, para poder viajar irás precisar mudar alguns hábitos que tem atualmente, e isso é óbvio.

Quem está com o orçamento limitado para viagem gasta horas a pesquisar as melhores opções de hostel, passagens baratas e os países mais improváveis e aleatórios para conhecer o que tiveres vontade — ou puderes.

Quem quer viajar e não tem muito dinheiro sabe que o iPhone 7 custa o mesmo valor, ou até mais, do que uma passagem para qualquer lugar do mundo. São escolhas que precisam ser feitas e prioridades que precisam ser definidas. Não estamos a dizer que tens de deixar de comprar um iPhone ou qualquer coisa que queira para viajar, apenas que, caso tenhas vontade de conhecer o mundo, e estás com pouco dinheiro, precisarás abrir mão de algumas coisas. E esse discurso abre precedente para o próximo tópico.

Para poder economizar, terás que mudar o teu estilo de vida

Talvez tenhas que abrir mão daquela cerveja ou começar a rever a frequência com que fazes isso. Talvez aquele pacote extra que compraste da TV a cabo também precise ser cortado. Netflix volta a dar lugar para o bom e velho uTorrent e o Spotify para aquele mp3 que deixaste de lado. Economizar é reorganizar gastos, rever prioridades e abrir mão do que é dispensável.

Quem quer viajar encontra uma forma. Assim como quem quer comprar um carro ou quem quer fazer qualquer outra coisa da vida. Se for para desistir no primeiro obstáculo ou sempre colocar barreiras invisíveis nos seus sonhos, isso jamais irá se realizar.

Se o teu único impasse for realmente o dinheiro, a paciência é necessária, e o foco é mais do que obrigatório.

Viajar não é coisa de rico
Viajar não é coisa de rico

Viagem requer organização

Faz da viagem a tua nova prioridade de vida. Organiza os teus gastos e tempo, revê as tuas prioridades.

Não deixes para última hora. Se tratares esse sonho com paciência, irás conseguir.
Deixarei alguns links de aplicativos e programas que já usei para preparar algumas das minhas viagens, espero que ajudem.

Para pesquisar passagens podes utilizar os Voopter, Wego e Skyscanner e sobre hotéis e acomodações: o TripAdvisor é lei para procurar acomodações ou qualquer outra coisa para a tua viagem. Os reviews normalmente são coerentes e levados muito a sério, o que dá uma credibilidade ao local da escolha. O Airbnb permite alugar quartos, apartamentos e até casas por preços bons e divididos em pacotes diários, semanais e até mensais.

Também vais gostar destes:
Deitas o teu cartão de embarque no lixo depois de viajar? Depois disso, não voltarás a fazê-lo!
Vais viajar? Então fica atento. Dois terços dos sites de comparação de viagens e hotéis têm elementos duvidosos.

Mas  é importante procurar também por formas “alternativas” de viagem e acomodações? Ficam aqui dois links para que os que estão realmente interessados em embarcar pesquisem. Um deles é o Couchsurfing e o outro o Workaway.


Loading...