São 10 crenças que deves ter em ti próprio para seres uma pessoa de sucesso. Afinal, como diria Theodore Roosevelt:“Acredita que consegues e já estás a meio caminho de conseguir.“
Muitos de nós sofremos de insegurança e medo, mais do que deveríamos. Existem inúmeras coisas que queremos fazer mas não o fazemos, porque simplesmente nos convencemos a não o fazer. Somos mais inteligentes e mais fortes do que nos damos crédito.
As crenças limitadas que temos, vieram de fontes variadas, mas a forma como fomos criados tem um papel muito importante. O que nos foi dito e ensinado quando éramos crianças, ainda toca muito forte no nosso subconsciente.
Pensamos que somos muito gordos, burros, muito lentos, não somos suficientemente bons, etc…Resumindo, as nossas mentes estão carregadas de comentários negativos do nosso passado e está na altura, de deixar isso para trás.
Diz adeus a essas declarações e abraça novas crenças para ti próprio. Aqui encontrarás 10 crenças que encontrámos no site GuidedMind e que ABSOLUTAMENTE deves ter contigo próprio, para te ajudar a tornar na pessoa que queres ser.
1. Eu sou lindo/a
Pois és. Esta é a primeira da lista por muitas razões mas principalmente porque é verdade.
És lindo/a exactamente da maneira que és. Com imperfeições, falhas, atrevimento, ideias, tudo. Eu posso não parecer um modelo, capa de revista, mas não me faz diferença nenhuma. Sou lindo. Tal e qual como sou. Não existe mais ninguém como eu, e isso por si só, torna-me lindo, na perfeição.
2. Eu consigo fazer qualquer coisa.
Quando queres mesmo fazer ou aprender algo novo, não existem limitações.
A única coisa que te pára, és tu próprio.
Nós temos tanto medo de falhar, quando começamos algo novo, que acabamos por nem sequer tentar. Pesquisa a história de Nick Vujicic, um homem que nasceu sem braços e sem pernas. Tira uns minutos do teu tempo para leres a história dele. Quando acabares de ler, tenta convencer-te que existe algo que não sejas capaz de fazer…
Muito difícil!
3. Nunca serei velho demais para aprender algo novo.
Quem disse que aprender é para as crianças? Quanto mais aprendemos, mais crescemos como indivíduos.
Nunca devemos parar de aprender ou acreditar, que podemos aprender.
Quando tu decides parar de aprender, é quando começas a envelhecer. Não deixes que um número, como a tua idade, se imponha no caminho de aprenderes algo novo.
4. Eu posso fazer a diferença na vida de alguém.
Tu podes até achar que não tens uma história de vida espetacular, ou que não és especial e ninguém se importa com o que possas ter para oferecer.
Pensa bem…
Cada um de nós, é único, e cada um vem com algumas lições para dar aos outros.
Ficarias surpreendido com a diferença que o teu conhecimento, pode fazer para alguém.
Partilha o teu conhecimento. Tu és importante.
5. Eu não sou um super-humano.
Às vezes, gostamos de pensar que somos indestrutíveis e que nada nos pode magoar.
Não somos um dos heróis dos livros infantis, que nunca sentem dor, nem o nosso trabalho, é salvar o mundo.
Nós sofremos, nós choramos, nós sentimos e às vezes somos fracos e não faz mal.
É normal e saudável sentirmo-nos assim às vezes. Não tentes ser algo que não és.
6. Nem toda a gente vai gostar de mim e eu sinto-me bem com isso.
Nós tentamos desesperadamente agradar a toda a gente. Nós queremos ser amados por todos. A não ser que sejas a próxima Madre Teresa, e até ela pode ter tido “inimigos”, isso não vai acontecer, e não faz mal. As pessoas que importam, são os que vão gostar de ti. Não vale a pena dares contigo em maluco, tentando fazer com que gostem de ti.
Aprecia aqueles que te apreciam.
7. Se eu falhar, não faz mal.
É assim que eu aprendo. Nós realmente não deveríamos chamar de erros, mas chamamos. São experiências, ou lições de vida, como muitas vezes gostamos de dizer. Tu não és perfeito. És capaz de não suceder em tudo o que tentares. E não faz mal. As pessoas mais bem sucedidas neste mundo, falharam muitas vezes antes de chegarem aonde queriam. Não te inquietes com o que corre mal. Aprende com isso, e segue em frente.
8. Eu consigo deixar o passado no passado, e seguir em frente.
Não temos todos um passado glorioso. Temos sim, com muita frequência, alguém que errou para connosco ou uma situação que nos causou dor. Aprende a lição, perdoa a pessoa ou evento que te causou mal e segue em frente. Tornas-te melhor por isso e o teu passado faz de ti a pessoa maravilhosa que és hoje.
9. Eu sou responsável pela minha vida e o que me acontece.
Esta é difícil de engolir! Nós gostamos sempre de culpar o próximo. No entanto, como adultos, podemos escolher; quem queremos ser, com quem queremos estar, o que queremos fazer… Etc.
Tu tens que acreditar, que a presente situação em que te encontras, é devido às tuas escolhas. Tu tens o poder de mudar a tua vida.
Também vais gostar destes:
– Olhos castanhos inspiram mais confiança!
– Pessoas que coram facilmente são de maior confiança!
10. Nunca é tarde para eu melhorar como pessoa.
Nunca penses que não consegues mudar algo que não gostes em ti próprio. Talvez sejas negativo ou constantemente a julgar, talvez não sejas espiritual como gostarias de ser, ou talvez não mostres apreço pelas coisas boas que tens. Seja o que for, estamos apenas a especular, exemplos…
Nunca é tarde de mais para te tornares, uma melhor versão de ti próprio, desde que, seja essa a tua vontade, claro.
Talvez até seja algo simples, como aprender a meditar, ou a dançar.
O que importa é que aquilo que acreditamos ser verdade, torna-se verdade.
Tradução e adaptação por Andrea Paiva em soutãoboa