Existem alguns erros que cometemos ao tirar 15 dias de férias.

Daniel Kahneman, psicólogo defende que umas férias mais longas não significam melhor aproveitamento das mesmas.

Para ele  férias mais curtas podem ser tão ou mais eficazes do que as mais longas já que a duração do tempo de descanso não tem implicação na quantidade de memórias que o cérebro retém, isto é, para que as férias sejam tão memoráveis quanto gratificantes, o especialista aconselha a fazer pequenas coisas diferentes todos os dias.

Assim, ao invés vez ires à praia, o ideal é aproveitar as atividades oferecidas pelo destino turístico que escolheste – andar a cavalo, praticar mergulho, conhecer o património cultural da região, fazer exercício físico. Qualquer ação que mude a rotina terá efeitos visíveis no cérebro, que gosta particularmente de reter no armazém das memórias o que é realmente novo e foge à regra.

Para quem não abdica de duas semanas seguidas de férias, Daniel Kahneman aconselha: Muda radicalmente os planos a partir do fim da primeira semana. Dessa forma, criarás novas memórias, o que se traduz em mais lembranças guardadas.

“O oitavo dia será, por isso, o ideal para conseguirmos reter todos os benefícios de umas férias”, disse ao The Wall Street Journal, em 2015, uma das responsáveis pelo estudo, Jessica de Bloom.

Tim Sackett, especialista em recursos humanos, defendeu que “o primeiro dia nunca sabia a férias porque era perdido no processo de adaptação”.

Sugeria por isso que “faz sentido, tiramos a sexta-feira de folga ou sairmos mais cedo, depois temos sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo outra vez” de férias, para que o oitavo dia não calhe no último de férias.

Também vais gostar:
“Não digam nas redes sociais que vão de férias”
Patrão português oferece férias aos seus empregados na Jamaica.

É preciso antecipar antes do início das férias e antes do final. Os dias que as antecedem devem ser aproveitados para fazer as malas tranquilamente e os últimos dias para relaxar o corpo ao máximo, sendo o exercício físico uma das melhores maneiras de o fazer.

FONTEDinheiro Vivo


 
Partilha