Conhece os 25 alimentos poderosos para combateres a ansiedade.

Existem 25 Alimentos poderosos para combateres a ansiedade.Há formas de melhorar a estabilidade emocional investindo em uma alimentação saudável.

Confere:

1. Banana
Além de ser ótima fonte de energia, essa fruta auxilia no desenvolvimento celular e na saúde do sistema nervoso.

2. Maçã
Rica em fibras e carboidratos, a maçã é um verdadeiro combo saudável. Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C, também apresenta boas quantidades de zinco, selénio e magnésio. Adiciona à hora do lanche para auxiliar no teu relaxamento.

3. Uva
A fruta, além de ser energética, reúne diversas vitaminas do complexo B — bastante benéficas para o funcionamento do sistema nervoso central.

4. Jabuticaba
As vitaminas do complexo B atuam como antidepressivos e também estão presentes na jabuticaba. Além do mais, essa fruta é um alimento rico em ferro e vitamina C, ideal para fortalecer as defesas do organismo.

5. Laranja e outras frutas cítricas
A laranja contribui para o relaxamento dos músculos, minimizando a fadiga e o stress. Aposta nessas fontes de cálcio e vitaminas diversas para aliviar a ansiedade.

6. Beterraba
A beterraba é classificada como um caule rico em açúcares. Mas não é só energia! Ela possui uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas, como folato, magnésio e uridine — substâncias que agem como neurotransmissores e favorecem a disposição.

7. Batata-doce
Ingerir batata-doce não é exclusividade de quem leva uma vida fitness. Afinal, trata-se de uma raiz repleta de nutrientes auxiliares à saúde mental, como betacaroteno e vitamina B6.

8. Tomate-cereja
Eles são ótimas fontes de licopeno, antioxidante que ajuda a estabilizar o humor. Lembrando que, embora sejam popularmente conhecidos como legumes, cientificamente, tomates são frutas.

9. Alface
A rainha das saladas é uma fonte de folato e lactucina — compostos de ação calmante, que auxiliam na prevenção da depressão e quadros de confusão mental. Inclui no almoço, no jantar e, se possível, no sanduíche!

10. Acelga
A acelga é um vegetal riquíssimo em magnésio, componente importante em reações bioquímicas relacionadas ao nível de energia do organismo. A falta dessa substância é associada ao transtorno de depressão bipolar. Portanto, vale a pena experimentar.

11. Espinafre e outros vegetais escuros
O espinafre contribui para a sensação de felicidade. Além de ser rico em ferro, contém grandes quantidades de ácido fólico, responsável por melhorar a saúde do sangue e do sistema imunológico. Aposta também em outros vegetais escuros, como couve, agrião e brócolos.

12. Aveia, quinoa e amaranto
Alguns cereais fornecem uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, importantes para a conversão do triptofano em serotonina — substância relacionada à depressão. A aveia, a quinoa e o amaranto são uma tríade poderosa. Adiciona no iogurte e no mingau ou mistura à farinha de qualquer receita.

13. Cevada
A cevada está presente principalmente em bebidas, pães e alimentos à base de grãos integrais. Além de conter magnésio, é fonte de colina — nutriente relacionado ao sono, à aprendizagem e à memória, auxiliar na transmissão dos impulsos nervosos.

14. Gérmen de trigo
O gérmen é a parte mais nutritiva do trigo, presente no interior da semente. Ele apresenta boas quantidades de proteínas, minerais, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e vitamina E — um poderoso antioxidante.

Também vais gostar destes:
Casar faz bem para a saúde: diminui níveis de stress e aumenta imunidade, diz estudo.
Vê como resolver o teu problema de ansiedade de forma totalmente natural.

15. Arroz integral
Assim como os demais carboidratos, o arroz integral aumenta o nível de açúcar no sangue, proporcionando energia e disposição. Além de conter aminoácidos essenciais com propriedades antidepressivas, o alimento é coadjuvante no tratamento da insónia, por ser uma fonte de melatonina.

16. Feijão
O feijão é uma leguminosa bastante benéfica à saúde do cérebro. Fonte de ferro, magnésio, proteínas e aminoácidos, fornece energia ao organismo e ajuda a prevenir transtornos mentais. Honre a cultura brasileira e consuma feijão semanalmente.

17. Sementes
As sementes proporcionam benefícios diversos à saúde mental. A linhaça e o gergelim, por exemplo, são alimentos ricos em ómegas 3, 6 e 9, importantes na manutenção dos impulsos cerebrais. Já as sementes de abóbora e girassol são ricas em magnésio. Seja criativo: experimenta em pratos doces e salgados.

18. Oleaginosas
As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs, são ricas em ácidos graxos e nutrientes com ação antioxidante, propriedade auxiliar nos transtornos depressivos. Que tal ingerir essas delícias como lanches entre as refeições?

19. Óleos vegetais
Os óleos vegetais extravirgem são bastante saudáveis. O azeite de oliva é fonte de ômega-9 e compostos fenólicos. Já o óleo de coco contém ácido caprílico — composto antifúngico e imunoestimulante. Ambos apresentam alta atividade antioxidante.

20. Ovos, leite e derivados magros
Esses alimentos são ótimas fontes de triptofano, aminoácido importante para controlar sintomas em indivíduos ansiosos. Além disso, essas substâncias estão relacionadas à produção de serotonina — o hormônio da felicidade. Invista no consumo diário.

21. Carnes e peixes
Além de serem ricos em triptofano, carnes e peixes apresentam boas quantidades de magnésio e vitamina B3. Eles também contêm taurina, aminoácido que age sobre um neurotransmissor relacionado ao controle da ansiedade. Proteína no cardápio!

22. Ostras
As ostras são excelentes fornecedoras de iodo, zinco e selênio, cujas propriedades são estimulantes para a tiróide. Além de atuar no controle de peso do organismo, a glândula está relacionada à sensação de felicidade.

23. Mel
Contribui para a produção de serotonina, substância responsável pelo sentimento de prazer e bem-estar. Calórico? Sim. Saudável? Também.

24. Chá de camomila
A camomila é famosa por suas propriedades calmantes. Prepara a bebida e dorme como um anjo!

25. Chocolate
Para encerrar a lista dignamente, chocolate! O alimento contém flavonoides, antioxidantes participativos na produção de serotonina. Mas atenção: indica-se o consumo de 30 gramas por dia e, de preferência, na versão amarga ou meio amarga.

Artigos Relacionados

Últimas

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother.

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother. A concorrente tem sido uma figura central na edição atual do "Big Brother", atraindo...

Catarina Miranda revela quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother.

Catarina Miranda revelou quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother. Durante uma tarde de táticas e antecipações,...

A Ferver

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother.

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother. A concorrente tem sido uma figura central na edição atual do "Big Brother", atraindo...

Catarina Miranda revela quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother.

Catarina Miranda revelou quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother. Durante uma tarde de táticas e antecipações,...