Nem todos os incómodos que sentimos no dia a dia e que nos causam mal-estar e precisam de medicação para serem curados ou, ao menos, amenizados. Pelo menos este é o preceito da digitopressão, uma técnica da medicina chinesa em que apenas com pressão em pontos estratégicos do nosso corpo conseguimos aliviar dores e problemas de saúde.
Com consultoria da psiquiatra e acupunturista Gabriela Lima, da Clínica Singular – Centro de Controle da Dor, te apresentamos 6 pontos que reduzem ou eliminam dores como cólica menstrual, dor na coluna e de cabeça e – uma dupla que atinge muita gente – estresse e ansiedade.
Em cada ilustração, podes ver exatamente em qual região deves pressionar com os dedos polegar ou indicador, ou ainda com o nó dos dedos. A médica ainda orienta sobre contra-indicações – caso apliques a técnica e não tenhas resultados ou percebas qualquer alteração na tua saúde, é fundamental que procures um especialista para te indicar o melhor tratamento.

Digitopressão para aliviar dores
De acordo com a médica, o princípio da medicina chinesa é, justamente, a individualização do tratamento. Por isso, para cada pessoa, o resultado da digitopressão pode ser diferente.
Às vezes, a pessoa aperta por apenas um minuto e já tem o alívio da dor. Mas, o tratamento é individual e depende de fatores como o histórico de vida da pessoa e sua constituição física”.

Contra-indicações
Grávidas não devem estimular os pontos energéticos sem orientação de especialista. Pessoas que tenham doenças cardíacas também devem ter atenção redobrada na aplicação da digitopressão.
A grávida pode provocar um aborto espontâneo no início da gestação ou acelerar o trabalho de parto”, explica. “Já quem tem um problema cardíaco pode gerar uma alteração na tensão arterial”.
Se tens uma zona magoada na região que é indicada para ser pressionada, evita fazer a digitopressão. “Em geral, os pontos têm maior quantidade de terminações nervosas livres e estrutura celular que pode desencadear uma ação inflamatória”.

Também vais gostar destes:
O que não resolves na tua mente, o teu corpo transforma em doença.
Com estes 2 ingredientes vais eliminar vermes e depósitos de gordura do teu corpo.

Como fazer
Usa as pontas dos dedos indicador e polegar. Ou então pressiona com o nó dos dedos de maneira forte e vigorosa. Escolhe um ambiente calmo para fazer a técnica.
Para cada pessoa, haverá uma quantidade de pressões específicas – o tempo em que a técnica será aplicada também varia de acordo com a dor sentida por cada indivíduo.

Pontos energéticos para digitopressão
Reduzir dores de coluna