Existem, pelo menos, 9 alimentos que estás proibido de dar ao teu cão nem devem fazer parte da dieta do teu amigo de quatro patas.
1. LEITE
Os cães podem ser intolerantes à lactose e o consumo deste produto pode causar vómitos, diarreias e outros problemas intestinais.
2. UVAS
A ingestão desta fruta pode provocar falência renal e/ou provocar vómitos, diarreia e falta de apetite. A falência renal pode levar à morte do cão.
3. CHOCOLATE
O chocolate contém xantina, um composto que pode provocar vómitos e convulsões, aumentar a temperatura corporal e, pode mesmo, causar a morte.
4. CAFÉ
O chá também pode ser includo. Estes alimentos contém xantina, o que provoca vómitos, palpitações, dores abdominais e a morte.
5. BACON
O bacon pode provocar pancreatite, devido à sua gordura e cão deixa de conseguir absorver nutrientes e pode desenvolver vários problemas de digestão.
6. BEBIDAS ALCOÓLICAS
O consumo de álcool provoca vómitos, diarreia, tremores, convulsões e até casos de coma (mediante a quantidade ingerida).
7. ALHO
Os componentes do alho são bastante tóxicos para o organismo do cão – atacam as células vermelhas e deixam-no cansado e sem energia. A cor da urina pode ficar alaranjada e pode ser necessário proceder a uma transfusão de sangue. A cebola também provoca os mesmos efeitos e, por isso, deve ser excluída da alimentação dos cães.
8. MASSA DE PÃO CRUA
A ingestão desta mistura pode acabar por fermentar no estômago do cão e provocar a rutura intestinal.
Também vais gostar destes:
– Gosto de pessoas que consideram os animais de estimação parte da sua família.
– Numa enchente, moradores salvam bens materiais e abandonam animais de estimação.
9. TALO DE MAÇÃ
Por conter glicosídeos cianogénicos, a ingestão do talo de maçã (assim como a do pêssego, pêra, ameixas e damascos) pode provocar tonturas, desmaios, convulsões, hiperventilação e, em casos graves, coma.