Embora relacionadas, canela e cássia não são obtidas da mesma planta e devem ser tratadas como alimentos distintos, a partir do ponto de vista da saúde.

A canela-do-ceilão, além da dificuldade de ser encontrada em mercados convencionais, quando encontrada, seu preço é relativamente mais elevado do que outras espécies de canela. Porém está associada a potenciais benefícios para a saúde, envolvendo a regulação de açúcar no sangue. No entanto, ambas as espécies pertencem à mesma família de plantas (Lauraceae, a família de louro) e também ao mesmo gênero (Cinnamomum). Em alguns estudos realizados em ratos, as cássias também demonstraram capacidade de regular o açúcar no sangue.

Mas o facto é que a canela-verdadeira e a cássia não têm em comum o seu conteúdo cumarina. As cumarinas ocorrem naturalmente nestas plantas e têm propriedades anticoagulantes intensas. Levando em consideração que o nosso sangue precisa manter a capacidade de coagulação, a ingestão excessiva de cumarina por longos períodos pode apresentar riscos à saúde.

Enquanto os níveis de cumarina presentes na canela-verdadeira apresentam-se baixos, os níveis presentes nas cássias parecem ser bem maiores e isso pode constituir um risco para os indivíduos quando consumidos em quantidades regularmente.

Infelizmente, no caso da canela em pó, não há nenhuma maneira fácil para identificar se a canela que compraste é canela-do-Ceilão ou cássia. Caso precises usar a canela em pó em alguma receita, recomenda-se comprar apenas produtos que identifiquem a sua origem na embalagem, ou até mesmo ligar para o fabricante e obter essa informação.

Também vais gostar destes:
– Aprende a forma correcta de preparar chá de canela para perderes muito peso.
– A incrível dieta do chá de maçã e canela que elimina até 5 quilos em 1 mês.

Já no caso da canela em pau, existem algumas características que facilitam a identificação. Quantidade de lascas em cada vara, enquanto a cássia apresenta apenas uma lasca, a canela-verdadeira tem lascas mais finas e sobrepostas uma por cima da outra, formando assim várias camadas. Depois de encontrares o verdadeiro pau de canela, podes utilizar um moedor de café ou um pilão para transformar em pó.