Lá diz a velha música de Fernando Machado Soares que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida, mas o que muitos não sabem é que esta maravilhosa cidade tem muitos outros encantos sendo alguns deles um verdadeiro segredo.
Quando se fala da cidade de Coimbra banhada, pelo rio Mondego, pensamos logo nas suas universidades cheias de milhares alunos que ali escolhem adquirir os conhecimentos necessários para a sua vida profissional. Além da universidade, os hospitais desta cidade estão entre os melhores do país, prestando um serviço de excelente localidade não só aos seus habitante mas como a muitos outros de varias zonas de Portugal.
Mas, Coimbra não é só vida universitária, casos clínicos e uma bela cidade para se sair à noite e interagir com gente de todo o mundo. Por debaixo das suas ruas esconde-se uma outra cidade milenar e absolutamente fantástica.

cidade escondida
cidade escondida

Chamava-se Aeminium e está escondida em baixo na nova idade agitada e durante muito tempo serviu como um importantíssimo entreposto comercial. Ali estão o local de nascimento de D. Afonso Henriques o primeiro rei de Portugal, residência de monarcas como D. Henrique e Dona Teresa além da cidade universitária e do conhecimento.
Aeminium tem vestígio de já existir desde a era romana, quando foi fundada a cidade em estreita colaboração e protegida pela Conimbriga e está a apenas 16 quilómetros de Condeixa-a-Nova. Passado este tempo todo ainda é possível ver um criptopórtico que está localizado no museu Machado de Castro. Em 465 e 468 d.C. os Suevos saquearam e destruíram a cidade de Conimbriga o que obrigou os seus habitantes, a fugirem para Aeminium o que levou esta cidade a se desenvolver de forma muito rápida.


O Criptopórtico é o vestígio mais importante que pode ser visto. Trata-se de uma vasta galeria de tuneis subterrâneos com vários aros no seu topo, com o objetivo de suportar o fórum romano que se localizava em Aeminium. Na idade média, um palácio de um membro do clero foi erguido em cima do fórum onde hoje funciona o museu machado de Castro.

cidade escondida
cidade escondida

Através da entrada do museu é possível visitar o Criptopórtico que se encontra nas profundezas.
Apesar de todo este tempo a construção romana manteve-se intacta até aos dias de hoje sendo agora possível visitar pela primeira vez, em muitos séculos.

cidade escondida
cidade escondida

No local pode ainda ser observado muitas outras descobertas que recentemente foram divulgadas.
Se passares em Coimbra não deixes de visitar esta maravilha e partilha com os teu amigos.

cidade escondida
cidade escondida
FONTEResidência Aeminium

Partilha