Cigano
Cigano
No Dia Internacional do Povo Cigano, a campanha “YoNoSoyTrapacero”, teve como objectivo mudar o conceito de “cigano” que tem como definição a palavra “trapaça”.

Uma dezena de meninos ciganos foram convidados a falar sobre o que mais gostam, quais os seus sonhos e perspectivas de futuro num video com a duração de cerca de dois minutos.

Foi então que que os entrevistava pediu que abrissem “Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española” e procurassem a palavra “cigano”, estando a mesma definida como: “trapacero… pessoa astuta, falsa e mentirosa que procura enganar alguém sobre um assunto”.

Com esta campanha, o Conselho Estatal do Povo Cigano Espanhol quer que as pessoas deixem de identificar a comunidade cigana com condutas negativas: “Há um pouco de tudo, como em todo o lado. Os ciganos não são um todo homogéneo”.

Uma campanha que tem como principal objectivo mudar a mentalidade das pessoas que acreditam que a comunidade cigana deve ser vista como um todo e não como uma parte, já que trapaceiros e mentirosos existem em todo o lado e não só naquele povo. Não devemos possuir uma atitude discriminatória para com os outros, pois cada pessoa é como o próprio nome diz, uma pessoa.

Vê o video e partilha também com os teus amigos.