A edição de agosto de 2015 do European Journal of Pharmacology relata um resultado positivo para o tratamento com menaquinone-7, uma forma de vitamina K2, entre pacientes com artrite reumatoide (AR).
Também vais gostar destes:
Potente anti-inflamatório natural no combate à artrite e dores nas articulações
Conhece as plantas que podem substituir o Paracetamol e o Ibuprofeno
“Recentemente, a menaquinona-4 (MK-4) foi comprovada como um novo agente potencial para o tratamento de artrite reumatoide,” escreveu Mahran S. Abdel-Rahman e colegas. “No entanto, a menaquinona-7 (MK-7) tem uma maior biodisponibilidade e eficácia que a MK-4 após administração por via oral. Os benefícios terapêuticos de MK-7, no tratamento de doentes com AR não haviam ainda sido endereçados.”
Os autores observam que a MK-7 é significativamente menos tóxica do que as drogas antirreumáticas e possui a vantagem adicional de proteger contra a osteoporose. A sua meia-vida mais longa, em comparação com a MK-4 permite que a vitamina seja administrada numa dose baixa e única, por dia.
A vitamina K2 é encontrada em gorduras de animais que comem grama e em alimentos fermentados, esses últimos tanto de plantas como de origem animal (queijos, iogurte e outros produtos lácteos fermentados).
Gorduras/produtos animais contêm a vitamina K2 na forma conhecida como MK-4 enquanto que os alimentos fermentados contêm a forma MK-7 produzida a partir de fermentação ácido-láctea bacteriana.
O estudo é o primeiro, para o conhecimento dos autores, a relatar a utilização de MK-7 para o tratamento de artrite reumatoide. “Foi sugerido que a MK-7 pode melhorar a pontuação de atividade da doença em pacientes com AR, por meio de alterações no metabolismo mineral ósseo e, portanto, pode ser adicionado à terapêutica antirreumática convencional com segurança”, concluem. “Portanto, a MK-7 representa um novo agente promissor para a terapia de AR em combinação com os outros medicamentos.”