Quanto mais tu usas o cérebro, mais ele fortalece e torna-te activo. É como um músculo qualquer que precisa de actividades para não ficar fraco. E alguns modos de entretenimento são importantes para manter a mente firme e saudável.

O entretenimento tem o poder de gerar endorfina e outras substâncias que resultam em sensação de bem-estar, e isto também vale para as actividades desportivas físicas e mentais. As mais intensas, como natação, futebol e basquetebol, são importantíssimas para manter uma boa mente.

Quando praticado no nível correcto, uma boa carga de desportos resulta em sensação de tranquilidade e satisfação. «Deixa a pessoa menos ansiosa e trabalha condições importantes do cérebro, porque é um exercício mental», diz a neurologista brasileira Rosa Hasan.

Para sentir os benefícios das actividades é necessário manter uma rotina adequada e sem exageros pois quando uma carga de trabalho é realizada acima do necessário o corpo sofre consequências que não ajudam em nada a relaxar a mente.

Não são apenas os desportos que necessitam do físico que são importantes para os cérebros. Os chamados desportos da mente também ajudam a melhorar o intelecto e fortalecer as conexões cerebrais. Entre eles, o póquer e o xadrez são os mais conhecidos.

O póquer é divertido e ao mesmo tempo desafiante. Há vários termos próprios nesse desporto, e conhecer todas as estratégias não é fácil. Portanto, para um nível alto no póquer, é preciso muito estudo e horas de dedicação. Isso exige do cérebro, e ajuda a manter a mente rápida e eficaz.

Actividades de entretenimento

De acordo com o médico Stephen Simpson, os desafios e o lado estratégico do póquer são fundamentais para aumentar a capacidade cerebral. «Quando o cérebro humano realiza uma actividade constantemente, novas partes do cérebro são criadas. As fibras nervosas são cercadas por mielina. Quando há muita prática de póquer, mais mielinas são criadas», completa Simpson.

Mais mielina no cérebro significa maior rapidez e precisão no cérebro. Isto é, o competidor tende a ficar mais activo e aproveitar melhor partes importantes da mente.

Já o xadrez é um aliado no cérebro quanto a parte de memória e resolução de problemas. Segundo o também médico Robert Ferguson, os praticantes de xadrez encontram maiores capacidades de resolver questões e encontrar alternativas para solucionar problemas.

O xadrez é do princípio da lógica e outros tipos de entretenimento com essa característica também são importantes para o cérebro. Está comprovado pela ciência que games como Tetris cumprem bem essa função.

Actividades de entretenimento

Há quase 10 anos um estudo publicado pela revista BMC Research chegou à conclusão que o Tetris provoca efeitos positivos na mente. De acordo com os resultados divulgados, esse jogo resulta em mudanças favoráveis no cérebro em conexões relacionadas ao pensamento crítico, processo da linguagem e planificação de movimentos coordenados.

Victor Azevedo, coordenador do curso brasileiro de Jogos Digitais, completa sobre esse jogo: «O Tetris desenvolve de maneira incrível a noção de espaço, assim como 2048 e Candy Crush Saga estimulam a capacidade de estratégia. Os jogos são vistos só como brincadeira, mas não são. Por ter apelo maior entre o público e jovem, a indústria é considerada como puro entretenimento, mas na universidade de jogos estuda-se como marketing, design e roteiro».

Actividades de entretenimento

Além de ser uma importante fonte cultural, ler também é um entretenimento fundamental para o fortalecimento da mente. Um estudo da revista Creativity Research Journal concluiu que após ler um livro sobre ficção as pessoas sentem-se mais encorajadas e criativas.

Já outro estudo, desta vez publicado no Social Science and Medicine, disse que as pessoas que leem com frequência vivem mais do que outras que não gostam de ler.

A leitura também é uma aliada no relaxamento. Na universidade britânica de Sussex um grupo de pesquisadores mostrou que ler durante seis minutos ajuda a reduzir o estresse em aproximadamente 68%.

Actividades de entretenimento

«Quem lê aproveita óptimos benefícios para o cérebro e a mente fica calma e relaxada, quase em um estado de meditação. Leitores regulares dormem melhor, têm menos nível de estresse, contam com mais autoestima e apresentam menos índice de depressão», afirma a escritora Ceridwen Dovey.

Toda ajuda ao cérebro é bem-vinda. A capacidade dessas actividades citadas algures como auxílio da mente não pode ser desvalorizada. Benefícios que tornam a diversão ainda mais interessante.

Partilha