Problemas cardíacos são uma das principais causas de morte em muitos países. Um grande fator de risco, tanto para enfarte como para AVC, são as artérias entupidas, que podem interromper o fluxo sanguíneo do seu corpo. Stress, falta de movimento, e especialmente má alimentação contribuem para aumentar essas taxas de infarto.
Aqui estão alguns alimentos que bebidas que são conhecidos por manterem as artérias livres de entupimento:

Salmão
O salmão é considerado umas das comidas mais benéficas para o coração. O motivo é a alta quantidade de ácidos gordos encontrados neste peixe. Eles ajudam a diminuir e prevenir o aumento do colesterol, nível de triglicerídeos, e inflamações. Outras opções de peixes saudáveis são: atum, arenque e cavala. Claro, o ideal é comprar o peixe fresco e orgânico, se possível.

Sumo de laranja
O sumo de laranja é rico em antioxidantes que ajudam na saúde dos vasos sanguíneos. Ele também é conhecido por diminuir a pressão sanguínea. Dois copos de sumo fresco todos os dia são suficientes para cobrir o valor diário de vitamina C recomendado e proporcionar vitaminas e minerais suficientes para impactar sua saúde positivamente.

Café
Estudos mostram que tomar 2-4 chávenas de café durante o dia pode reduzir o risco de enfarte até 20%. Mas o café também pode ter efeitos negativos para o estômago, e o excesso de cafeína também não é muito saudável.

Frutos secos
As oleaginosas (vegetais que possuem óleos e gorduras, como as nozes, as amêndoas, as castanhas, etc.) são há muito tempo conhecidas pela sua abundância em gordura saudável. Isso inclui ómega 3 e gorduras insaturadas. Elas não são boas apenas para manter o nível de colesterol equilibrado, mas também beneficiam a articulações e a memória. As nozes e amêndoas, em particular, tem altos níveis deste tipo de gordura. Comer um punhado delas todo dia pode fazer toda diferença na sua saúde.

Dióspiros
Rico em fibra e esteróis saudáveis, o dióspiro pode ajudar a diminuir o nível do colesterol. A chamada “fruta divina” é uma doce e saborosa adição em saladas e cereais.

Cúrcuma (Açafrão-da-terra)
A cúrcuma contém alto nível de curcumina, que tem muitos atributos positivos. O tempero ajuda a prevenir o armazenamento exagerado de gordura e diminui a inflamação dos tecidos. A cúrcuma é uma saborosa adição a muitos pratos e também dá um chá delicioso.

Chá verde
O chá verde é bem conhecido pelo seu efeito energético e calmante simultaneamente. Uma razão para isso é catequina contida nas folhas da planta. Este antioxidante diminui a absorção de colesterol e ajuda o metabolismo. 1-2 chávenas de chá por dia é suficiente para proporcionar o máximo de benefícios.

Melancia
A rainha das frutas de verão além de ser refrescante, também alarga os vasos sanguíneos, promovendo a produção de óxido nítrico. Um pedaço da fruta ocasionalmente pode fazer maravilhas!

Grãos integrais
A farinha integral é um outro jeito de prevenir o colesterol alto. Ela tem muita fibra, que se junta ao colesterol, evitando que ele se acumule nas artérias. Alimentos com muitos grãos integrais evitam que o colesterol se acumule e ajudam a quebrar o que já está armazenado. Bons grãos integrais são: aveia, arroz integral e pão integral.

Queijo
O queijo nem sempre tem a melhor reputação em se tratando de colesterol, mas se não for consumido em excesso, ele pode realmente ajudar a abaixar a pressão e o nível de colesterol.

Alga marinha
A lista de substâncias saudáveis na alga marinha é impressionante: ela é rica em numerosos minerais, vitaminas, proteínas, antioxidantes e carotenoides. O seu consumo regular pode ajudar a regular a pressão sanguínea e aumentar os vasos, ambos bons para a circulação. Pessoas que comem algas regularmente podem diminuir o colesterol em até 15%.

Mirtilos Vermelhos
São uma grande fonte de potássio. Se beberes o sumo desta fruta regularmente, aumenta o nível do teu colesterol bom e diminui o colesterol mau. Consumir 2 copos por dia pode diminuir o risco de enfarte em até 40%.

Canela
A canela não é só deliciosa no chá ou em doces, ela também é uma ferramenta importante para combater o alto colesterol, prevenindo a acumulação nas artérias. Apenas 1 colher de chá por dia já pode ter um efeito notável.

Romã
Romãs são ricas em fito químicos que promovem naturalmente a produção de óxido nítrico, que é bom para a circulação. Esta fruta exótica também vai bem na salada, e seu sumo é uma outra opção saudável.

Espinafre
O espinafre ajuda a limpar as artérias e a diminuir a pressão sanguínea. Mesmo que o mito de que o espinafre tenha muito ferro tenha sido derrubado, ele ainda é conhecido por ser rico em potássio e ácido fólico. Essas duas substâncias diminuem o risco de enfarte e ajuda os tecidos musculares.

Azeite de oliva
Azeite prensado a frio dá ao  corpo gorduras saudáveis e diminuem os níveis de colesterol. Isso pode diminuir o risco de enfarte em 41%.

Brócolos
Este vegetal poderoso, explodindo de vitamina K, previne que o cálcio se acumule nas artérias. Ele também é benéfico para a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Seja comendo cru como aperitivo, ou como parte de uma refeição maior, o brócolo é uma adição rica em nutrientes para o teu dia.

Também vais gostar destes:
Estes três ingredientes vão desentupir as tuas artérias em 40 dias.
Desentope as artérias e fortalece a imunidade com este potente remédio caseiro.

Abacate
As gorduras encontradas neste alimento promovem um balanceamento saudável entre o colesterol bom e ruim, o que é vital para a saúde das suas artérias. Esta fruta versátil é deliciosa na salada, no pão, ou puro, com um pouquinho de sal e pimenta.

Espargos
O espargo  previne o entupimento das veias e inflamações. O espargo é delicioso como prato principal, na sopa, ou como acompanhamento para macarrão ou batata.

É ou não boa seleção de alimentos para ter um coração saudável?