O fenómeno é comum e nada tem a ver com outras vidas, pois estudos comprovam que amizade à primeira vista pode ser tão possível quando um amor romântico imediato.
Assim, acabas de conhecer e cumprimentar uma nova pessoa e, em minutos, percebes uma estranha proximidade e empatia difíceis de serem explicadas, mas que fazem com que sintas que já são amigos há anos.
Amizade à primeira vista
De acordo com um estudo publicado pelo The Social Science Journal, a tua capacidade de experimentar uma amizade à primeira vista depende, inicialmente, do teu tipo de personalidade.
Pessoas agradáveis e extrovertidas, por exemplo, são bem mais propensas a vivenciarem a tal “química” imediata ao conhecer uma um novo indivíduo que, no futuro, será considerado um amigo real.
Os pesquisadores ainda notaram que o fenómeno também é mais comum entre as mulheres do que entre os homens e que uma das razões seriam as práticas de socialização que as incentivam a confiar mais nas próprias emoções do que na razão.
Um outro trabalho científico, divulgado pelo Journal of Social and Personal Relationships, formou pares entre calouros universitários que não se conheciam e, após alguns meses, perguntou se eles haviam se tornados amigos.
Também vais gostar destes:
– Existe sim amizade entre homem e mulher.
– Amor é troca, amor é amizade, amor é confiança!
Entre os voluntários, foi notado que aqueles que sentiam uma amizade à primeira vista de facto conseguiram manter os laços mais estreitos e a compatibilidade a longo prazo.
Os pesquisadores, porém, entenderam que nem sempre a conexão inicial é determinante e que o afeto pode ter sido construído ativamente pelos companheiros através da motivação proposta.