Um animal de estimação e bem-vindo a um lar onde há amor para dar e vender. Cão, gato, peixe, cágado, periquito, papagaio, hamster, coelho, canário…

De acordo com a ciência, ter um cão pode ser ainda mais benéfico e por dez motivos bastante concretos.

Os cães têm o ‘poder’ de baixar a pressão sanguínea dos donos e tudo porque conseguem acalmá-los e enternecê-los, como concluiu um estudo levado a cabo pela Universidade da Carolina do Sul. E como reduzem a pressão sanguínea, são ainda capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas nos donos e tudo graças à sua simples presença. Diz uma recente investigação partilhada pela Associação Americana do Coração que olhar para o cão faz com que o coração bata de uma forma mais benéfica para o próprio órgão.

Interagir com o cão reduz significativamente os níveis de stress e faz com que a pessoa se desligue de tudo o que a atormenta. Um estudo da Universidade Commonweatlh da Virgínia vai mais longe e diz mesmo que a presença de um cão no local de trabalho ajuda ainda a aumentar a produtividade dos funcionários.

Passear, correr, saltar… com um cão, o exercício físico está sempre garantido e não é só a saúde do dono que fica a ganhar com isso, também o animal se sente mais amado, mais enérgico e mais saudável.

Os cães conseguem reduzir significativamente os sintomas de depressão nas pessoas, uma vez que a interação humano-cão faz com que as hormonas fiquem mais equilibradas e sejam estimulados os neurotransmissores relacionados com a sensação de prazer e bem-estar.

Mesmo existindo o risco de alergia ao pelo do animal, a presença de um cão é ainda capaz de reforçar o sistema imunitário do dono. Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, sugere que ter um animal durante a gravidez pode melhorar a saúde do bebé no futuro, sendo esta ligação mais notória no caso da presença de cães no seio familiar.

Os cães conseguem atenuar a dor física das pessoas e tudo graças à compaixão que têm com quem cuida deles. O recurso a estes patudos em hospitais e clínicas de cuidados continuados tem sido uma constante pois os bichos conseguem mesmo fazer com que as pessoas sintam menos dores na sua presença, o que faz com que a quantidade de fármacos que tomam seja menor.

Também vais gostar destes:
Gosto de pessoas que consideram os animais de estimação parte da sua família.
Compra de animais de estimação com financiamento provoca revolta nas Redes Sociais.

O lado social também fica a ganhar com a presença de um cão. Ter um cão  não só aumenta os níveis de felicidade como pode mesmo contribuir para uma vida mais longa, prazerosa e de qualidade.

FONTENoticias ao minuto

Partilha