Aprender a aquecer o arroz de forma correta para não colocar em risco a nossa saúde é fundamental.

Para economizar o nosso tempo e a nossa energia, nós simplesmente a aquecemos no microondas para termos uma refeição rápida e saudável sobre a nossa mesa de jantar.

Como sabes, os fornos de microondas não aquecem os alimentos de maneira uniforme, e as camadas do fundo geralmente continuam frias, enquanto a parte de cima já está quente.

Quando são legumes e carnes, é bem provável que a gente se certifique de que cada parte do prato esteja quente o suficiente para eliminar qualquer micróbio que considere o alimento um lugar perfeito para iniciar a tua colónia mortal. Quando se trata de arroz, as coisas são diferentes: geralmente estamos muito cansados para mexer e reaquecê-lo.

Contudo, isso pode ser bastante perigoso para ti e para a tua família.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido explica a situação:

“O arroz não cozido pode conter esporos do bacilo cereus, uma bactéria que pode provocar intoxicação alimentar. Os esporos podem sobreviver quando o arroz é cozido.

Se o arroz for mantido em temperatura ambiente, os esporos podem se transformar em bactéria.

Estas bactérias se multiplicarão e poderão produzir toxinas [venenos] que provocam o vómito e a diarreia.

Quanto mais tempo o arroz cozido for deixado em temperatura ambiente, mais chances dessas bactérias ou toxinas tornarem o arroz perigoso para ser ingerido.”

O que deve ser feito?

1. A solução perfeita para o problema é evitar o reaquecimento, deitando fora as sobras ou tentando cozinhar exatamente a quantidade a ser ingerida.

2. Entendemos que na realidade nem todos podem fazer isso. Além disso, ditar alimentos fora não é nada económico. Nós sugerimos tentar arrfecer o arroz dentro de uma hora e colocá-lo no congelador, o quanto antes. Podes armazená-lo por 24 horas.

3. Quando retirares o arroz do microondas, certifica-te de que ele está aquecido de maneira uniforme.

4. Depois que terminares a tua refeição, não coloques as sobras no congelador por uma segunda vez. Em vez disso,deita-as fora.

Também vais gostar destes:
Tem sempre uma garrafa de Coca-Cola na tua casa – ela pode salvar a tua vida.
O desafio da prancha — 28 dias para tonificar a tua barriga.

Esperamos que esta informação te ajude a ter uma vida mais saudável e uma família mais feliz. Avisa os teus amigos sobre a intoxicação!

FONTEPerfeito