Sabias que as unhas podem avisar-nos de problemas de saúde graves? Devemos tomar atenção às nossas unhas para verificar se elas têm manchas, se estão gretadas, se são irregulares, se são muito grossas ou muito finas, porque nestes casos podem ser sintomas de que o seu corpo está com um problema de saúde e deverá procurar solução para o problema.
Vamos apresentar aqui algumas dicas para analisar as suas unhas e perceber se elas indicam algum problema de saúde que desconhece.
Pontos a analisar nas suas unhas:

A cor das unhas
As unhas são saudáveis se são rosadas ou quase transparentes, se tem manchas escuras na superfície, normalmente se associa à idade, mas também pode ser sinal eminente de algum problema de coração ou circulação sanguínea.Uma cor muito amarela ou esverdeada pode significar uma infecção bacteriana.
A cor vermelha ou vermelha escura indica um problema no coração que pode até ser uma infecção.

Unhas gretadas
Em 10% dos casos algumas doenças de pele como a psoriase começam nas unhas, se as suas unhas gretam com facilidade, provavelmente é falta de ácido fólico, vitamina C e proteínas. Caso isso só tenha começado a ocorrer recentemente, é recomendável fazer análises ao sangue para verificar o défice e descartar alguma doença de pele eminente.

Unhas grossas
É bastante normal e comum ter as unhas grossas, principalmente os homens de meia idade, mas deve ter atenção que se as suas unhas são muito grossas ou começaram a engrossar bastante, mais recentemente, é possível que signifique problemas nos pulmões. Isto acontece por um défice de oxigenação das unhas e também pode indicar que o seu corpo está com má circulação. Ter proeminencias transversais ou depressões nas unhas, normalmente é um indício de fungos nas unhas.

Unhas com estrias
Se as tuas unhas estão estriadas pode indicar que tens alguma doença auto-imune ou doença de pele como por exemplo a psoriase.

Unhas curvadas
Se tens unhas curvadas para baixo em forma de colher, pode indicar uma deficiência de ferro no seu organismo, ou também problemas cardíacos que deverá procurar resolver o mais cedo possível.

Unhas muito finas ou quebradiças

Se as tuas unhas estiverem quebradiças é muito provável que tenhas falta de ferro no organismo. Por vezes nas mulheres essa carência pode ser devida a um fluxo menstrual intenso. “É comum também ficarem quebradiças por redução da hormon estrogénio, o que acontece quando a mulher entra na menopausa”. Mas no caso dos homens é um sinal de alerta grave que deve ser tomado em conta. Mas deve também saber que ter umas unhas fracas, frágeis e quebradiças poderá também ser o sintoma de alguma doença que afecte o sistema digestivo.

As unhas e a anemia
Em casos de anemia e outras doenças que possam estar interligadas ao sangue, as unhas tendem a perder o seu tom rosado, ficam sem cor e partem-se ou escamam-se com muita facilidade. Se deixou de ter unhas saudáveis à pouco tempo e nota estes sintomas, deve procurar um médico para rastrear algum problema no sangue.

Também vais gostar destes:
Cabelo seco e unhas partidas? Dores de cabeça? Podes estar com falta destas vitaminas!
ATENÇÃO às novas tendências senhoras: unhas cabeludas já é uma realidade!

Unhas com manchas brancas
Geralmente quando o nosso organismo possui algum problema ao nível do fígado, as unhas tornam-se mais fracas, mais quebradiças e dá-se a formação de pequenas manchas brancas. No entanto, quando as unhas apresentam o centro com uma tonalidade esbranquiçada e os seus bordos rosados, poderá ser um sério sintoma de cirrose iminente.

As unhas e os problemas de tiróide
A relação entre as unhas e a tiróide também é intensa, no caso do hipotiroidismo, as unhas tendem a alterar o seu crescimento, tornando-se assim muito mais lento. Para além disso as unhas têm tendência a ficar com estrias ou manchas brancas e facilmente descamam. nos casos de hipertireoidismo, o crescimento das unhas também é afectado, porém o seu crescimento tende a ser muito rápido e as unhas também têm tendência em ficar muito moles e finas.

FONTESei fazer

Partilha