Aquecimento passivo e o banho quente ajuda a controlar o açúcar no sangue e queima mais calorias que 30 minutos de caminhada.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, tomar banho quente ajuda no controle de açúcar no sangue, auxiliando no tratamento de diabetes, e no número de calorias que o corpo queima, promovendo benefícios semelhantes aos exercícios físicos.

No primeiro, os voluntários deveriam pedalar por um hora. Já no segundo, eles tiveram que relaxar em banheiras a temperaturas de 40° C também por um período de uma hora.

Embora o ciclismo tenha queimado mais calorias, os pesquisadores descobriram que um banho quente pode queimar mais calorias (cerca de 130) quanto uma caminhada de 30 minutos.

“A resposta do açúcar no sangue a ambas as condições foi semelhante, mas o pico de açúcar depois de comer foi cerca de 10% menor quando os participantes tomaram um banho quente em comparação à quando eles se exercitaram”, disse o autor do estudo, Dr. Steve Faulkner, à BBC.

Os cientistas sugerem que o aquecimento passivo do banho quente pode contribuir para a redução da inflamação crónica, que muitas vezes está presente em doenças de longo prazo, como o diabetes tipo 2.

Estudos anteriores já haviam afirmado sobre os benefícios do aquecimento passivo para saúde. Em 2015, um documento finlandês indicou que utilizar a sauna frequentemente poderia reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em homens.

Também vais gostar destes:
Tomar um banho quente queima mais calorias do que uma caminhada, diz estudo.
Menina sai da casa de banho a chorar. Então, a mãe vê o que está nas suas pernas.

Contudo, os pesquisadores revelam que os benefícios do banho estão aliados a um dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, então, para conseguir obter todas as vantagens é preciso reunir esses hábitos.

FONTEBem mais mulher

Partilha