Um novo estudo científico concluiu que beber 600 ml de sumo são adicionados 4,6 anos de envelhecimento biológico e efeitos semelhantes ao do tabagismo.

Os telómeros, unidades de proteção do ADN que cobrem as extremidades dos cromossomas nas células, de acordo com o estudo, eram mais curtos em células brancas do sangue dos participantes que assumiram beber mais refrigerantes. Estas descobertas foram publicadas no American Journal of Public Health.

Segundo Elissa Epel, autora sénior do estudo e professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia, em São Francisco, afirmou que “O consumo regular de refrigerantes adoçados com açúcar, pode influenciar o desenvolvimento de doenças, não só pelo esforço de controlo metabólico do corpo devido aos açúcares, mas também através do envelhecimento celular acelerado dos tecidos”.

Os autores do estudo compararam o comprimento dos telómeros e o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar para cada participante num único momento, e esta associação não demonstra a causalidade.

No entanto, Elissa Epel está a co-liderar um novo estudo, onde os participantes serão acompanhados durante semanas e em tempo real, de modo a procurar os efeitos do consumo de refrigerantes adoçados com açúcar em relação ao envelhecimento celular. O encurtamento dos telómeros foi previamente associado ao dano oxidativo do tecido, à inflamação e à resistência à insulina.

Esta descoberta acrescenta uma nova consideração a ter em conta na longa lista de ligação entre as bebidas açucaradas e a obesidade, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Isto fez com que legisladores e ativistas em diversas jurisdições dos Estados Unidos da América implementassem medidas que passam pela taxação relativa às bebidas açucaradas com o intuito de diminuir o consumo deste tipo de bebidas e melhorar a saúde pública.

Também vais gostar destes:

Empresa de sumos deita cascas de laranja numa área desmatada e salvou o mundo.

Considera estes duros factos sobre os refrigerantes: realmente o consumo de refrigerantes pode conduzir-te a diversos problemas de saúde e os cientistas diariamente vão acrescentando novos problemas à longa lista que já é conhecida.
Cuida da tua saúde, cuida de ti!

Partilha