O alho faz mais do que apenas revigorar o paladar: é também um auxílio para a saúde.

Também vais gostar destes:
Aprende a fazer deliciosos pães de alho com queijo!
Alho, vinagre de maçã e mel: uma combinação que trata doenças

O vegetal, usado como tempero, é altamente nutritivo, com poucas calorias e que contém pequenas quantidades de vários nutrientes, contribuindo para a sua fama universal de ser altamente benéfico.
O ingrediente medicinal pode fortalecer a função imunológica e aumentar o bem-estar. O seu sabor e benefício à saúde têm gerado um aumento constante na demanda. De acordo com o Medical Center, daUniversidade de Maryland, um adulto saudável pode consumir, com segurança, até quatro dentes de alho por dia, com cada um pesando aproximadamente 1 grama. Os efeitos de fortalecimento do corpo desta erva são devidos do princípio ativo chamado alicina. Essa substância é responsável pelo seu sabor e cheiro característicos. Conhece abaixo os sete principais benefícios:
1 – Auxilia no tratamento de espinhas
De acordo com um estudo de 2009, publicado na revista Angewandte Chemie, a alicina tem a capacidade de interromper os efeitos nocivos e matar as bactérias. A substância produz uma reacção rápida com radicais, o que a torna uma erva valiosa para o tratamento de cicatrizes de acne, doenças de pele e alergias.
2 – Perda de cabelo
O alto teor de enxofre permite que as proteínas que fazem parte da composição do cabelo sejam sintetizadas de forma mais eficaz. O alimento estimula a fortificação e crescimento. Um estudo de 2007, publicado noIndian Journal of Dermatology, descobriu que o uso de gel de alho pode ser eficaz para induzir o crescimento dos cabelos.
3 – Resfriados comuns

A alicina, presente no alho, também pode servir como um auxiliar de combate durante os períodos da doença. O nutricionista e especialista Rene Ficek, relatou ao Medical Daily: “dentes de alho contêm uma dose saudável de alicina, mas é necessário de alguns dentes por dia para sentir os efeitos.”

O alho também pode ser usado para afastar os vírus. Um estudo de 2001, publicado no jornal Advances of Therapy, mostra que um suplemento diário de alho pode reduzir o número de resfriados em até 63%. Além disso, a duração média dos sintomas também foi reduzida para 70%.
4 – Reduz a tensão arterial
Um suplemento por dia pode ajudar a manter a tensão arterial equilibrada. Seus compostos ativos reduzem significativamente a pressão, em comparação aos efeitos dos medicamentos prescritos. Um estudo de 2013, publicado no Pakistan Journal of Pharmaceutical Sciences, revela que extracto de alho envelhecido pode ser tão eficaz como a droga atenolol, prescrita para hipertensão.
O alimento activa a produção de endotélio, levando ao relaxamento da musculatura e vasodilatação. Suplementos de alho podem alcançar esses efeitos sem causarem mau hábito, como o alho cru.
5 – Riscos de doenças cardíacas
O alimento pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, diminuindo o colesterol total. Um estudo de 2000, publicado na revista Annals of internal Medicine, descobriu o efeito do alho no nível total de colesterol em pessoas com níveis elevados. Vandana Sheth, nutricionista e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics, relatou ao Medical Daily que isso é possível a partir da diminuição da actividade da enzima produtora de colesterol, encontrada no fígado.
Os suplementos de alho podem melhorar a capacidade do corpo para dissolver coágulos de sangue que, de certa forma, aumentam o risco de ataques cardíacos.
6 – Melhora o desempenho físico
O alho pode auxiliar o aumento da capacidade de exercício e reduzir a fadiga após a actividade. “O alho tem sido usado em culturas antigas para aumentar a capacidade de trabalho”, disse Ficek. Óleo de alho foi indicado para melhorar a capacidade de exercícios em pessoas com doença cardíaca. Um estudo de 2005, publicado no Indian Journal of Physiology and Pharmacology, encontrou participantes com doenças cardíacas que tomaram óleo de alho durante seis semanas. Com a experiência, houve uma redução da frequência cardíaca. O resultado foi acompanhado por uma melhoria de resistência física durante exercícios de esteira.
7 – Melhoria da saúde óssea
A planta alcalinizante está cheia de nutrientes saudáveis, tais como: zinco; manganês; vitamina B6 e vitamina C. A nutricionista Risa Groux, relatou: “O alho é muito rico em manganês, e contém enzimas e antioxidantes, facilitando a formação de ossos e tecidos conjuntivos, o metabolismo e a absorção do cálcio.
Um estudo de 2007, publicado na revista Phytotherapy Research, descobriu que o óleo de alho foi capaz de preservar a saúde do esqueleto de roedores que apresentavam hipogonadismo – diminuição das funções das gónadas. Em outras palavras, o alho contém nutrientes que actuam como blocos de construção para ossos fortes e saudáveis.