Betty Grafstein está na penúria: “não tem um tostão”. A distorcida história de amor verdadeiro de Lady Betty e José Castelo Branco” é o título de uma investigação da revista norte-americana Vanity Fair sobre o casal.
Betty Grafstein, de 95 anos, frequentemente retratada como uma multimilionária joalheira, na verdade, não possui a fortuna que muitos imaginam.
Pierre Cohen, neto de Albert Grafstein, segundo marido de Betty, revelou que seu avô era um comerciante de diamantes comum e não muito bem-sucedido, especialmente considerando que passava metade do ano em Portugal. “Quando Albert morreu, herdei uma quantia que não chegou sequer para comprar um apartamento”, afirmou Pierre.
A jornalista Alice Hines investigou a suposta fortuna de Betty, estimada entre 25 milhões e 500 milhões de dólares. No entanto, encontrou apenas um website e uma pequena joalharia em New Jersey ligada à Grafstein Diamond Corporation, onde Betty fazia algumas vendas.
Roger Basile, filho de Betty, também esclareceu: “A minha mãe não tem um tostão. Apesar de ter vivido bem, atualmente os seus únicos bens de valor são roupas, jóias e a casa em Sintra, que o casal hipotecou. Ela vive de uma pensão de rendimentos, e a casa em Nova Iorque tem a renda condicionada”.