Uma tentativa de burla com a plataforma MB WAY foi denunciada. A mesma permite a realização de compras e transferências bancárias com comodidade através do telemóvel, sem que seja necessário partilhar os dados bancários.
Mas, Portugal, há já quem diga que o MB WAY está a ser usado para roubar dinheiro.
Um utilizador da plataforma refere que colocou um produto à venda no OLX e poucas horas depois da publicação do anúncio já estava a ser alvo de uma tentativa de burla por SMS.
O diálogo começou com a troca normal de mensagens, questões sobre o produto e assuntos relacionados. O “comprador” que contactou o vendedor, ao contrário do que costuma ser habitual, não demonstrou pressa em receber o produto anunciado, mas sim uma “estranha” pressa em pagar, proponodo-se a efetuar esse pagamento utilizando o sistema MB WAY.
Para tal, pediu ao vendedor que lhe enviasse os (seus) códigos do cartão, o que este rejeitou e insistiu que o pagamento fosse feito por transferência bancária.
E que códigos eram esses? O seu nº telemóvel e um código que o próprio burlão indicou. Isto é, nem mais nem menos: usando o cartão de débito do venddor, queria ludibriar o mesmo a associar o telemóvel do burlão, com o código por ele escolhido!
Se o comprador caísse na armadilha, o burlão teria a capacidade de tirar dinheiro da sua conta, dentro dos limites de segurança impostos pela entidade gestora (SIBS).
Partilhem a informação para aumentar o conhecimento de como funcionam estas burlas. Nunca forneças qualquer tipo de dados a “estranhos”.