Portugal e Marrocos podem vir a ficar por um cabo eléctrico. O governo de Portugal e Marrocos concluem os estudos e o cabo será instalado já durante o primeiro semestre de 2018.

O cabo terá cerca de 220 quilómetros e o projecto está avaliado entre 500 e 700 milhões de euros.

A integração do mercado energético é do interesse nacional, é algo que o país tenta reforçar há muito. Sempre se pensou que seria por França, mas Marrocos é uma oportunidade muito interessante”, disse o Ministro da Economia, Caldeira Cabral em 2016.

O investimento previsto para a construção deste cabo de interligação eléctrica entre Portugal e Marrocos ronda os 500 e 700 milhões de euros, tendo como modelo técnico e financeiro o esquema de operação usado na ligação edificada entre a Holanda e o Reino Unido, que custou cerca de 600 milhões de euros.

O cabo de interligação eléctrica permitirá a Portugal vender energia a Marrocos em alguns momentos de um determinado dia e, eventualmente, comprar em outras alturas desse mesmo dia.

Portugal, que já exportou electricidade no valor de 160 milhões de euros no ano passado, vai seguramente aumentar as suas vendas, mas poderá também importar a custos mais baixos em caso de necessidade”.

Também vais gostar destes:
Portugal prestes a ficar rico, mas políticos omitem este facto dos portugueses.
No fim de tudo, esta é a verdade que reflete bem Portugal. Lê e pensa.

Em Portugal o cabo deverá ser instalado na zona de Tavira, no Algarve que fará a ligação à cidade marroquina de Tânger.
FONTEPplware