Alimentos que podem matar o teu cão silenciosamente e tu nem imaginavas!
Os animais não sabem o que pode lhe fazer mal ou não, por isso costumam comer qualquer coisa que deres para ele. Por causa disso, não cabe ao animal entender o que pode prejudicar a sua saúde, mas sim a ti.
Quando ofereces a tua comida favorita para ele, será que está mesmo a oferecer um carinho ou estás a colocar a saúde do teu animal em risco?
Com o passar dos anos o tipo de comida que oferecemos para os cachorros mudou muito. Antigamente, a alimentação desse tipo de animal era feita com muita carne, por isso eles consumiam altos números de proteína, o que poderia oferecer desnutrição, perda de pelos, fraqueza e metabolismo deficiente.
O resultado de alguns alimentos que consumimos pode ser totalmente diferente nos nossos cachorros, oferecendo riscos letais para o teu cão.
Bacon
Comidas ricas em gordura como o bacon, podem causar graves inflamações nos órgãos internos do teu animal, como no pâncreas.
Cebola e alho
A cebola e o alho são temperos clássicos, porém na alimentação do animal eles devem ser totalmente evitados. Pode causar danos nas hemácias (as células vermelhas do sangue), fazendo com que o teu cachorro fique menos ativo e fraco.
Leite
O leite tem açúcares e o organismo do cão não consegue processar o alimento com facilidade, fazendo com que ele apresente diarreia e outros problemas gastrointestinais.
Chocolate
Quando ingerido pelo animal, o alimento pode provocar vómitos, dores abdominais, tremor muscular, agitação, desidratação, alta temperatura corporal, ritmo cardíaco irregular e, por fim, morte.
Maçã
O alimento não é totalmente tóxico para o animal, porém o problema está localizado no miolo da fruta, e é nessa parte que se encontra o glicosídeos ciamogênicos, a toxina que pode causar dificuldades na respiração, tontura e até mesmo o coma do animal.
Também vais gostar destes:
– Motorista de autocarro abriga cães assustados durante chuva forte.
– 12 cães que não se assumem como animais de estimação.
Pão
É muito comum a pessoa dar um pedacinho de pão logo de manhã ao animal, porém todo tipo de massa fermentada não deve fazer parte da alimentação dos cães. Isso porque as massas podem continuar o seu processo de fermentação no organismo do cão, se tornando algo totalmente tóxico e prejudicial para a saúde deles.
Cafeína
O café é uma bebida muito apreciada por todos nós, porém não deve ser introduzido na alimentação do teu cão. A cafeína é uma matilxantinas, um composto químico que é capaz de causar grande excitação no sistema nervoso do animal, podendo causar palpitações cardíacas, vómitos, hiperatividade e infelizmente a morte.