As multas começam a partir de 250 euros, apreensão do veículo, e obrigatoriedade de uma inspecção do tipo B por isso cuidado para o teu carro não ser apreendido caso tenha este apetrecho.

Falamos da instalação de películas nos vidros dos automóveis. Este tipo de películas, além de proteger do calor, protege também contra estilhaços em caso de quebra do vidro, mas a lei apenas permite que a opacidade das mesmas seja de 20% na dianteira, e 75% nos vidros traseiros, isto tendo sempre em conta que sejam películas com homologação.

O problema reside mesmo aí…ou a empresa instaladora é de confiança e cumpre as normas, ou então o condutor e proprietário do veículo não terá vida fácil.

Nenhum de nós tem o equipamento necessário para medir a opacidade, nem conseguimos ver se as películas são ou não homologada e partimos do princípio que nos instalaram o material adequado no carro.

Depois há situações em que o próprio cliente pede uma película escura demais, e a empresa, sabendo que não é legal, instala uma película permitida, leva o carro à inspecção, e depois com jeitinho instala outra no lugar daquela.

As autoridades sabem de tudo isso, sendo que também não basta ter o papel da homologação, para apreenderem o teu carro, já que basta que não tenhas ainda averbado as mesmas no livrete, mesmo que tudo o resto esteja em conformidade.

Também vais gostar destes:
Multas em rotunda rendem 2460 euros à GNR de Canedo.
GNR desvia dinheiro de multas para pagar raspadinhas!

Assim, se tens dúvidas acerca do que tens instalado no teu carro, esta é a melhor altura para te esclareceres junto do instalador, antes que a coisa te corra mal… DIVULGA!

FONTETá filho


 
Partilha