O meu tempo terminou e agora chegou a tua vez.
Ainda que lute contra o sentimento e ciume decidi escrever-te esta carta para te revelar alguns segredos que só quem conhece bem consegue fazer. Decidi escrever-te para que não a magoes como um dia eu o fiz.
Durante a noite ela sente frio, mas dificilmente te irá confessar isso, porque é uma pessoa que fala mais pelo olhar do que por palavras propriamente ditas. Para ela, as atitudes são muito mais valiosas do que aquelas frases batidas, bonitas, mas ditas muitas vezes sem sentimento.
Vais aprender a dar valor a cada pormenor dela, um simples cruzar de pernas, o endireitar o cabelo, um levantar de sobrancelhas. Sempre que te apercebas que erraste tenta corrigir o teu erro. Por vezes até é mais fácil pedir desculpa sem entender bem o motivo, do que sentires a dor que eu sinto agora que foi a dor de perdê-la.
É isto que te quero dizer enquanto ex namorado!
Pede-lhe desculpa e não insistas vezes sem conta quando ela estiver irritada. Como te disse as atitudes são bem mais importantes para ela do que as palavras, por isso age sempre que for necessário e se sentires que a podes perder, não lhe vires o rosto, ela vai entender isso como uma decepção, vai achar que não te importas e irá retribuir da mesma forma virando-te também a cara.
Quando estiveres a conduzir não aceleres. Ela gosta de se sentir segura.
Ela sofre antes de abandonar um relacionamento porque sabe que se apega e que é mais fácil bater a porta do teu carro e desligar o telemóvel do que sair definitivamente da tua vida.
Ela não gosta de ilusões e entrega-se de coração para que uma relação dê certo. Por isso, não a faças chorar.
Um dia ela disse-me que viveu cada relacionamento como sendo único, ainda que esse único pudesse ter sido à sua maneira. Apesar das mágoas que trouxe em cada um deles ela disse-me que valeu a pena, pois conheceu sempre um novo sorriso, um novo olhar, um novo alguém que pudesse cuidar bem dela. Tenta fazer de tudo para não a perderes. Para ela amor retribui-se com amor e não com ausência e silêncios. Tudo o que a faça chorar mais do que sorrir ela entende que não lhe faz bem, por isso perde-te no seu sorriso e vive com intensidade cada um dos seus beijos. Faz-lhe sorrir na mesma intensidade com que ela te fará a ti e retribui todo o amor que ela te oferecer, pois é simplesmente isso que ela ama: amor em troca de amor.

Ela te fará sentir especial e único. Vai ser-te sempre fiel ainda que tenha muitos outros a desejá-la. Ela vai amar cada gesto simples teu como telefonar-lhe, roubar-lhe um beijo e elogiar-lhe a forma como ela vestida naquele dia.
Quando surgirem as discussões mede sempre cada palavra tua para que não a magoes sem necessidade e afaças acreditar que afinal és igual a todos os outros.
Deixa que ela te sorria e te chame parvo. É a forma dela dizer que te ama de verdade.
Ela ama a praia e a brisa do mar salgado. Gosta de andar pela areia e deixar as suas pegadas no chão, pegadas que reflectem toda a caminhada que já fez a teu lado. Ela ama sorrir e cada momento inesquecível ela irá guardá-lo para sempre. Podes ficar sem lhe ligar que ela acaba por te ligar, fazer de conta que a esqueceste que ela acaba por te procurar. Mas, não te esqueças, ela também sabe fazer de conta que te esqueceu e, acredita, que custa sempre mais o fingimento dela ao teu. Não faças birra, nem jogos porque a probabilidade de perderes será sempre maior que a de ganhares. Não finjas que te esqueceste dela porque quando ela não te procurar tu vais sentir aquilo que eu senti e sinto ainda neste momento. Nessa altura a única coisa que te poderá restar será reaproveitares a minha carta e enviares a um próximo que a perderá porque estranhamente ela sempre será muito para nós.