Para participar do concurso do Corpo de Bombeiros no Brasil, um dos requesitos tem causado estranheza: as mulheres devem apresentar o exame do Papanicolau (cientificamente conhecido como citologia, exame ginecológico realizado como prevenção ao cancro do cólo de útero e ao HPV) ou comprovar que não tiveram o hímen rompido – ou seja, ainda são “virgens”.
Para homens, não há pedido de exame que se assemelhe. A prova deste ano está prevista para outubro deste ano.
A comissão do concurso afirmou que não necessariamente uma alteração no exame vai excluir uma candidata e que os dados serão mantidos em sigilo.
O concurso oferece 779 vagas e salários que variam entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil. As inscrições foram abertas no dia 18 de julho e seguem até 18 de agosto.

“Entendemos que a exigência do exame complementar citado não viola o sigilo das candidatas, tampouco desrespeita o direito à intimidade, à honra e à imagem.

Também vais gostar destes:
Já não sou virgem
Ela é de Virgem

Pelo contrário, retrata o cuidado e o zelo que a corporação possui com os futuros militares, tudo em conformidade com a lei, a jurisprudência, e com orientações e determinações dos órgãos de controle do CBMDF [Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal]”, explicou a organização do concurso em nota ao portal G1.