Se tu és daqueles que sentem um friozinho na barriga só de pensar em dirigir numa rodovia federal, talvez entrasses em colapso caso fosses obrigado a cruzar esta estrada na França.
Trata-se da Passage du Gois, um trecho com cerca de 4,1 km que fica quase totalmente alagado pelas águas do oceano Atlântico.
Ela é uma causeway: uma ponte erguida em regiões alagadas capaz de desempenhar a função de dique, separando as correntes de água de cada lado da construção
Ligando o litoral francês à ilha de Noirmoutier, a passagem de paralelepípedos é utilizada regularmente desde meados de 1840.
E só emerge duas vezes ao dia, durante o intervalo de uma ou duas horas — isso quando a maré está baixa. No resto do tempo, a profundidade pode chegar a impressionantes 4 metros.
Embora, desde 1971, haja uma ponte elevada que leva até a ilha, muitos ainda preferem se aventurar pelo caminho de carro ou mesmo a pé.
Para tanto, foram instalados pequenos mirantes ao longo do percurso nos quais os aventureiros podem se abrigar caso haja uma repentina elevação do nível da água.
Também vais gostar destes:
– Novos radares das auto-estradas portuguesas. Vê onde param!
– A favor de uma lei que permita 150 Km hora nas auto-estradas.
Desde 1987, acontece na estrada uma corrida cujo objetivo é atravessá-la antes que o mar a engula completamente; a largada, obviamente, só é dada assim que a maré começa a subir.