Quando puderes contar a tua história sem chorar, estarás curado.

Quando puderes contar a tua história sem chorar, estarás curado. Feridas emocionais podem levar mais tempo para cicatrizar do que feridas no corpo. Os danos causados ​​pelo desprezo, perda ou fracasso deixam cicatrizes profundas que não são fáceis de fechar.

Às vezes, podemos pensar que a dor já faz parte do passado, mas quando temos que falar sobre ela passamos a descobrir que a ferida ainda nos controla.

O problema é que, se nos apressarmos, corremos o risco de causar mais danos ou até prejudicar as pessoas à nossa volta. Se ainda não superamos um relacionamento antigo e nos aventurarmos em outro, o mais provável é que arrastemos toda essa carga emocional negativa e sabotemos o novo relacionamento até que se desfaça.

Assim, é provável que acabemos colecionando uma série de fracassos e decepções, a ponto de pensar que existe um problema em nós, quando na verdade o que aconteceu é que nós não estávamos preparados para começar de novo.

Para abrir um novo capítulo da nossa vida, precisamos fechar os antigos capítulos. Se olharmos continuamente para o passado, se o fantasma de ontem nos persegue, não podemos tirar proveito de todo o bem que o futuro nos reserva.

Como saber se estou pronto para começar de novo?

Às vezes, quando sofremos uma grande decepção ou desapontamento, a dor é tão forte que tudo o que queremos é seguir em frente. Isso pode nos fazer desconectar do nosso interior e buscar estímulos apressados que nos desviem a atenção do problema.

Como resultado, podemos nos enganar e acreditar que a situação está resolvida assim.

O desejo de se sentir melhor e deixar para trás o passado pode nos impedir de perceber que ainda não estamos prontos para começar de novo e que precisamos de mais tempo.

No entanto, um dos sinais inconfundíveis de que as feridas emocionais foram fechadas é quando conseguimos contar essa história sem experimentar as emoções intensas que nos bloqueavam no início.

Se for uma perda importante, por exemplo, saberás que a superaste quando puderes contar o que aconteceu sem chorar ou experimentar aquela tristeza dos primeiros tempos, quando em seu lugar existir apenas, nostalgia.

Quando se trata do fim de um casal, por exemplo, saberás que viraste a página quando, em vez de lembrares de todas as coisas negativas, poderás lembrar-te das coisas positivas que sentes que fez.

Para saber que te curaste por dentro, precisas sentir a paz interior novamente , para recuperar o equilíbrio mental que perdeste.

Reconecta-te com o teu interior sem sentir medo das emoções que experimentaste e volta a sentir-te confortável contigo mesmo.

Essas sensações não mentem, elas são um indicador confiável de que recompuseste os pedaços partidos e estás pronto para começar de novo, seja um novo relacionamento, um novo projeto de trabalho ou até mesmo uma nova vida em outro lugar.

Palavras como sinal de recuperação emocional

Não nos recuperamos da mesma forma depois de sofrer um colapso emocional. Há quem precise do seu espaço e não queira resolver o problema de imediato.

De facto, quando se trata de feridas profundas, falar sobre o que aconteceu nos estágios iniciais pode ser praticamente impossível. Podes sentir um nó na garganta que te impede de contar o que aconteceu. É normal.

Neurocientistas da Universidade de Harvard descobriram como os traços dolorosos do trauma permanecem gravados no nosso cérebro.

Eles têm apreciado que quando as pessoas não superaram a situação traumática, falar sobre as causas ativa áreas emocionais do cérebro, tais como a amígdala e o córtex visual enquanto a área de linguagem, como a área de broca, desativa-se.

Processar o trauma implica transformá-lo numa experiência narrativa que encontra um espaço na nossa história de vida. Isso significa que, mais cedo ou mais tarde, devemos falar sobre o que aconteceu, porque só então podemos processá-lo e retirá-lo do seu enorme impacto emocional.

Portanto, a possibilidade de falar sobre a situação que causou tanto dano é também um indicador de que estamos nos curando internamente.

Artigos Relacionados

Últimas

Renata falha missão no Secret Story e faz revelação polémica sobre expulsão

Renata falha missão e revela expulsão no Secret Story, causando grande alvoroço dentro e fora da casa. Após descobrir que não conseguiu cumprir o...

Em desespero e sem trabalho, Fanny Rodrigues dá novidade aos portugueses.

Em desespero e sem trabalho, Fanny Rodrigues dá novidade aos portugueses. A apresentadora que se despediu do programa Somos Portugal da TVI há cerca...

A Ferver

Renata falha missão no Secret Story e faz revelação polémica sobre expulsão

Renata falha missão e revela expulsão no Secret Story, causando grande alvoroço dentro e fora da casa. Após descobrir que não conseguiu cumprir o...

Em desespero e sem trabalho, Fanny Rodrigues dá novidade aos portugueses.

Em desespero e sem trabalho, Fanny Rodrigues dá novidade aos portugueses. A apresentadora que se despediu do programa Somos Portugal da TVI há cerca...